Situação do Quilombo Brejo dos Crioulos será tema de debate

A situação dos moradores do Quilombo Brejo dos Crioulos, localizado nos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia (Norte de Minas), será debatida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para tanto, foi aprovado requerimento do deputado Rogério Correia (PT), solicitando a realização de audiência pública e visita ao local, em reunião da comissão realizada na manhã desta quarta-feira (11/5/11).

De acordo com o requerimento, o parlamentar tem recebido denúncias da Comissão Pastoral da Terra, ligada à Igreja Católica, e de lideranças locais de que pistoleiros estariam rodando os povoados da região do quilombo e ameaçando e intimidando os moradores. Atualmente moram no quilombo 350 famílias, que já teriam registrado boletins de ocorrência, mas nada teria sido feito pelas autoridades.

Também foi aprovado requerimento do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), pedindo a realização de reunião fechada da comissão, nesta quinta-feira (12/5/11), para conhecer denúncias de violação de direitos humanos e ameaça de morte no âmbito do Poder Judiciário.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2680691/situacao-do-quilombo-brejo-dos-crioulos-sera-tema-de-debate

Comments (2)

  1. Acho certo lutar pelos direitos deles,
    mais bater feri os trabalhadores das fazendas tambem e crime e ninguem ver isso.
    mata o gado roubar distruir casa tambem e crime e ninguem ver isso.
    os Crioulos que são os violentos

  2. Sou morador do Brejo dos Crioulos e nunca ouvi falar que os quilombolas estão recebendo ameaças. Mas eles ameaçam a fazer envasão em propriedades alheias, marrando e expulsando vaqueiro, roubando gado e destruindo as fazendas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.