Eike Batista receberá água mais barata no Ceará

Vale a pena recordar que Pecém está sendo erguida sobre terras do povo Anacé. TP.

As usinas termelétricas Porto do Pecém Geração de Energia S/A e MPX Pecém II Geração de Energia S/A, de propriedade de Eike Batista, terão 50% de desconto na tarifa para aquisição de água bruta. Foi o que assegurou a Assembleia Legislativa do Ceará, na manhã de ontem, ao aprovar a mensagem do Governo do Estado que autoriza a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a conceder o incentivo.

Alegando a “consolidação do desenvolvimento econômico com sustentabilidade no Estado”, o líder do Governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), justificou que a aprovação da medida toma como base a política do Executivo estadual, que objetiva a geração de emprego para a população cearense.

O deputado ressaltou ainda que, mesmo com o desconto, as empresas terão de pagar R$ 450 mil por mês à Cogerh para manter os serviços.

Oposição questiona

Votos vencidos contra a proposta, os deputados Heitor Férrer (PDT) e Roberto Mesquita (PV) protestaram contra o “favorecimento” de empreendimentos do empresário Eike Batista.

“Simplesmente porque é uma indústria, o governo quer fazer uma grande cortesia com chapéu do povo ao sétimo homem mais rico do planeta?”, questionou Heitor.

Por sua vez, Mesquita afirmou que, com todos os incentivos realizados, o governo estaria contribuindo para que Eike se torne o “4º ou 5º” homem mais rico do mundo.

“Essas empresas, que já têm incentivos na aquisição do terreno, redução de impostos, financiamento pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e na compra de matéria prima, merecem ser incentivadas numa proporção muito menor que a do micro-irrigador”, disse.

O Governo do Estado alega que o abatimento no consumo de água é um incentivo à atração de indústrias, com objetivo de gerar novos empregos para beneficiar a população cearense.

http://www.mabnacional.org.br/?q=noticia/eike-batista-receber-gua-mais-barata-no-cear

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.