Repúdio ao atentado contra o NUTH da Defensoria Pública/RJ

Na manhã do dia 29 de abril de 2011, na sede do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – NUTH/RJ, foi fechada e lacrada a sala de atendimento das comunidades, usuários e usuárias daquele serviço público que ali acorriam em busca de direitos humanos. Além da sala ter sido lacrada há um segurança vigiando a porta  com o propósito de impedir o acesso dos Defensores e estagiários àquela dependência.

Esse fato sucedeu por ordem da atual Administração da Defensoria Pública, contrária à prática dos trabalhos sociais comprometidos com o povo organizado, e foi precedido pela implementação de outras medidas de natureza administrativa visando provocar o esvaziamento do Núcleo.

Causa consternação tal situação! Em especial por se tratar de um núcleo nacionalmente referenciado, paradigma na defesa e garantia dos direitos da população que luta pela realização do direito humano à moradia. Vale ainda frisar que a atuação dos Defensores Públicos do RJ comprometidos com o acesso dos oprimidos à justiça material foi recentemente reconhecida por meio da entrega da Medalha Tiradentes ao NUTH/RJ, outorgada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, o desmantelamento do NUTH/RJ representa um retrocesso à efetivação de direitos humanos, notadamente ao acesso à justiça, na medida em que retira da população a possibilidade de contar com o trabalho dos defensores públicos.

A Defensoria Pública é indispensável para o funcionamento do sistema de justiça que tenha a pretensão de ser democrático. Sem a defensoria pública a maior parcela da população, por falta de recursos financeiros, terá negado, previamente, acesso à justiça. Nesse sentido, fortalecer e garantir pleno funcionamento do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – NUTH/RJ é fortalecer a dignidade da pessoa humana.

Vimos, dessa forma, repudiar o fechamento da sala de atendimentos do NUTH/RJ e solicitar a imediata restauração dos serviços do Núcleo nos termos da excelência reconhecida e premiada, em nome da democracia e da justiça comprometida com as necessidades dos excluídos.

Assine a petição contra essa medida arbitrária clicando aqui.


Enviada por Fernando G. V. Prioste
Assessor Jurídico
Terra de Direitos

 

Comments (3)

  1. lutamos,travamos batalhas que quase sempre parecem jogos de cartas marcadas,lamentalvemte ha exatos 5anos e 6meses aprendi + do que em 35 anos que em nosso PAIZ chamado BRASIL existem muitas chapelzinhos vermelhos,e que os LOBOS maus sao maioria e que LEI existe mas JUSTIÇA e FIXÇAO. ATO INEGALVEMENTE REPUDIADO por nos os ditos menos favorecidos ,pois nem as migalhas ja nao nos e permitida.

  2. MAIS UMA AGRESSÃO À DEMOCRACIA NO BRASIL. RESPONSÁVEIS: INTEGRANTES DA COLIGAÇÃO POLÍTICA HEGEMÔNICA NO ESTADO E NO MUNÍCIPIO DO RIO.
    E AGORA JOSÉ ??????
    RECORRER A QUEM? AO PAPA? Á ONU? À OEA?

  3. A Associacao dos Geografos Brasileiros GT Ambiente AGB-Rio Assine a petição contra essa medida arbitrária.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.