MS – Comunidade Tia Eva inícia programação da 92ª Festa de São Benedito

Priscilla Peres, com Notícias MS

A comunidade remanescente de quilombo Eva Maria de Jesus (Tia Eva) e a Associação dos Descendentes de Tia Eva já estão articulando a realização da 92ª Festa de São Benedito. A festividade será realizada no período de 13 a 22 de maio, deste ano, na Capital.

A festa de cunho religioso teve início no século passado, quando a ex-escrava Eva Maria de Jesus (Tia Eva) recebeu uma cura de seu santo de devoção, São Benedito. Como forma de gratidão passou a pagar a promessa por causa da graça recebida. Durante as festividades são realizadas missas, novenas, procissões, atividades esportivas (torneio de futebol), atividades culturais (palestras, apresentações culturais, bailes). E ainda haverá almoço de confraternização, no dia 22, no encerramento do evento.

Na opinião da presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lúcia da Silva Araújo, através da Festa ao Padroeiro a comunidade quilombola local tornou-se uma referência cultural para população do Estado. “Estamos conseguindo passar para a população nossa referência cultural e realizar o sonho de Tia Eva. Também é importante destacar o apoio que recebemos das autoridades estaduais durante as festividades”, disse Lúcia.

Patrimônio histórico

Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, a maioria negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.

http://www.midiamax.com/noticias/749506-comunidade+tia+eva+inicia+programacao+92+festa+sao+benedito.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.