Grávida diz que foi vítima de racismo no mercado em que trabalha no RS

Jovem grávida que foi vítima de racismo (Foto: Reprodução/ RBS TV)
Jovem grávida que diz ter sido vítima de racismo em Caxias do Sul (Foto: Reprodução/ RBS TV)

Parente do dono do estabelecimento teria contato piada racista para jovem. Empresa diz que racismo foi cometido por pessoa na condição de cliente.

Luciana Rossetto, do G1, em São Paulo

Uma mulher negra, de 23 anos, disse ter sido vítima de racismo no supermercado em que trabalha como operadora de caixa em Caxias do Sul (RS), na terça-feira (12). A jovem, que está grávida de 7 meses de um menino, registrou um boletim de ocorrência contra o autor dos atos de racismo, que seria parente do dono do supermercado.

Queren Hapuque explicou ao G1 que limpava o caixa antes do expediente com outras funcionárias, quando o parente do dono do supermercado apareceu. Ele começou a conversar com as jovens e, em determinado momento, abordou Queren para contar uma piada com sentido racista.

“Ele começou a rir, achando graça. Eu virei de costas, fiquei pensando no que ele queria dizer, porque na hora eu não entendi. A menina do lado começou a rir e perguntou se eu não tinha entendido a piada”, disse Queren. “Depois, eu abaixei a cabeça e não acreditei que ele estava chamando a mim e a meu filho de macaco. Saí dali para o banheiro, para chorar.”

A operadora afirmou que ficou tão abalada que pediu para ser dispensada do trabalho naquele dia. “Eu estava com vergonha de olhar para as pessoas, porque todo mundo já estava sabendo. Fui até a casa da minha sogra, ainda não tinha noção do que fazer. Minha família ficou revoltada e me levaram até a delegacia”, disse.

Queren afirmou que não teve coragem de ir trabalhar nesta quarta-feira (13) e não sabe se vai voltar ao trabalho justamente porque o autor do racismo é parente do dono. “Eu não quero mais encontrá-lo. Se eu pudesse sair da cidade, eu sairia. Tenho a sensação de que as pessoas vão olhar e comentar ‘olha a mãe macaca e o macaquinho’. Meu filho ainda nem nasceu e não merece passar por isso já”, disse.

Agora, Queren conta que tenta se manter calma para não prejudicar o bebê.

Injúria racial
O delegado Caio Marcio Fernandes explicou ao G1 que foi registrado um boletim de ocorrência por injúria qualificada, em razão da questão racial. O inquérito para apurar os fatos foi instaurado nesta quarta-feira e deve ser concluído em 30 dias.

“Vamos investigar os fatos e as circunstâncias em que ocorreram. Já colhemos o depoimento da vítima. Todos os envolvidos serão ouvidos, o suposto autor das palavras e as testemunhas mencionadas”, afirmou.

Sem vínculo
Procurado pelo G1, o supermercado em que a jovem trabalha informou que não possui nenhum envolvimento no caso e não tem nada a declarar. O ato de racismo teria sido cometido contra a funcionária nas dependências do supermercado, mas por um cliente. O autor do racismo seria realmente parente do dono e não possui vínculos trabalhistas com a empresa.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/04/gravida-diz-que-foi-vitima-de-racismo-no-mercado-em-que-trabalha-no-rs.html

Comments (1)

  1. agora ele não e mais dono do mercado(claro)ele vai tentar de tudo para nao pagar indenização e até pode conseguir mesmo porque a justiça e muito suja tanto que o rapaz que mato a modelo em caxias ta solto provavél ate namorando por ai então isso ai também o juiz vai mandar o dono do andreazza pedir desculpa e deu

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.