BA – UNEB implanta graduação em História e cultura brasileira e africana

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) reafirmou, mais uma vez, seu pioneirismo na adoção de projetos de reconhecimento e valorização das populações negras. A partir do mês de maio, começam as aulas da primeira turma de licenciatura em história e cultura brasileira e africana, no Campus V da universidade, em Santo Antônio de Jesus.

O curso, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Plataforma Freire), do Ministério da Educação (MEC), é executado na UNEB por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e é inédito no país.

A proposta de implantação da licenciatura foi apresentada pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da universidade e pelo grupo de pesquisa Firmina, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da instituição acadêmica. 

A graduação contribui para a aplicabilidade da Lei federal 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão de temas relacionados à história e cultura afro-brasileira na rede pública de ensino do país.

A licenciatura, que tem duração de três anos, tem como objetivo atender docentes do ensino fundamental e médio das redes municipais e estadual da região cadastrados no Parfor.

O curso de licenciatura em história e cultura brasileira e africana tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNEB

http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2011/04/uneb-implanta-graduacao-em-historia-e-cultura-brasileira-e-africana

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.