MST ocupa fazenda na Bahia de mandante de massacre

Por Ana Maria Amorim
De Salvador
Da Página do MST

Na manhã desta terça-feira, o MST ocupou mais uma fazenda no estado da Bahia, que soma mais de 30 ocupações na Jornada Nacional pela Reforma Agrária.

A propriedade Rapatau, em Itajuípe, no sul do estado, pertence a Adriano Chafik, réu confesso do massacre de Felisburgo (MG), quando cinco trabalhadores foram assassinados a seu mando, em novembro de 2004. Cerca de 100 famílias estão acampadas no local.

Além de assassinar cinco trabalhadores, com tiros à queima roupa, Chafik e seus jagunços ainda feriram vinte outros Sem Terra, incluindo uma criança de 12 anos. Os criminosos também colocaram fogo nas barracas do MST.

Na fazenda de Chafik, os policiais encontraram as armas utilizadas no crime, conforme laudo do exame de balística. As notas fiscais da compra das armas também estavam na propriedade. O réu e seus jagunços, porém, respondem em liberdade pelo crime.

A fazenda de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha (MG), foi desapropriada para reforma agrária em agosto de 2009, mas os assassinos continuam em liberdade. Segundo o coordenador do MST no sul da Bahia, Isaías Sena, a ocupação da fazenda de Chafik reivindica não apenas a desapropriação da terra do empresário, mas também denuncia a impunidade dos crimes feitos no campo.

Enviada por Pablo, do CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.