MST: educação, terra e liberdade

Educação, terra e liberdade: princípios educacionais do MST em perspectiva histórica, Editora Pulsar, São Paulo – 2009, livro de Carlos Bauer, será o centro do debate no próximo dia 11 de abril, segunda-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

O livro é resultado de um programa de pós-doutorado do autor junto ao Núcleo de Estudos sobre Movimento Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC) da Faculdade de Educação da UNICAMP entre 2004 e 2005. Dentre as atividades realizadas, a principal delas foi um projeto de pesquisa sobre a educação junto aos assentamentos rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Na ocasião, seu interesse específico era a área de formação de educadores para o movimento. Bauer faz parte do Núcleo de História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP) e propôs estudar, nos cursos desenvolvidos pelo MST, o material pedagógico utilizado, seus pressupostos filosóficos, as teorias que alicerçam seus programas e seus planos curriculares.

Bauer analisa a evolução do MST no contexto das mudanças drásticas da economia mundial e de suas consequências sobre uma categoria particularmente vulnerável da população brasileira. Para esse movimento social princípios educacionais, trabalho político e obra de formação são um conjunto dentro do qual cada elemento forma um tecido imbricado de maneira dialeticamente unida. O resultado da pesquisa apresentado no livro certamente será muito útil para outros pesquisadores, dado o balanço de temas e problemas que são analisados, considerando a importância das lutas pela terra no Brasil e na América Latina na atualidade, portanto, é fundamental o registro dessas considerações sobre o sujeito protagonista principal do livro, o próprio MST.


Expositor

Carlos Bauer

Mestre e Doutor em História Econômica – USP, Pós-Doutorado em Educação – UNICAMP

Professor da UNINOVE e Pesquisador do CNPq

Debatedores

João Elias Nery

Mestre em Comunicação Social – UMESP, Doutor em Comunicação – PUC/SP

Pós-Doutor em Comunicação Social – UMESP

Nestor José Guerra

Graduado em Filosofia e História pela FAI, Mestre em Educação – USP

Foi docente da UBC, Professor da FAM e UNINOVE

Mediador

Candido Giraldez Vieitez

Mestre e Doutor em Ciências Sociais – PUC/SP,

Pós-Doutor pela Universidad Complutense de Madrid, UCM/Espanha

Professor aposentado e é docente voluntário na UNESP/Campus de Marília
PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!
Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]

Data e horário:  11 de abril de 2011 (segunda-feira) às 18h30

Local: CEDEM/UNESP-Praça da Sé, 108-1º andar, esquina c/ Rua Benjamin Constant (metrô Sé)

(11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br

ES – Qualidade do ar em Barra do Riacho será analisada nos próximos 30 dias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.