Prefeitura Municipal de João Pessoa lança campanha contra racismo institucional

Dentro da campanha estão previstas atividades para os gestores e servidores públicos municipais que atuam direta ou indiretamente no atendimento à população e um serviço de Ouvidoria para denúncias de casos de discriminação.

Com o tema “Racismo Não”, a Prefeitura de João Pessoa lançou, nesta quinta-feira, 31, a campanha de enfrentamento ao racismo institucional, com o objetivo de diminuir o seu impacto nos serviços públicos. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) e encerrou as programações do mês da mulher.

A assessora de Políticas Públicas para a Diversidade Humana, Simone Cavalcante, explica que o Racismo Institucional se manifesta em normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes da ignorância, da falta de atenção, do preconceito ou estereótipos racistas. “Em qualquer um destes casos ele sempre coloca as pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso aos benefícios gerados. A superação do racismo e das desigualdades etnicorraciais é fator essencial para a promoção do desenvolvimento e para que a gestão seja, de fato, eficaz, eficiente e responsiva para todos os segmentos populacionais”, destacou Simone.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Marinalva Conserva, “o lançamento de uma campanha deste porte compreende uma ação intersetorializada com as demais secretarias de governo e, sobretudo, reafirma o compromisso em pensar políticas públicas considerando as particularidades da população negra nas áreas do desenvolvimento social, da saúde, da educação entre outras demandas sociais”, enfatizou.

Para denúncias é só entrar em contato pelo telefone (83)3218-6167 ou no endereço eletrônico: [email protected].

http://africas.com.br/site/index.php/archives/10482?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.