Vítima de racismo, Renato condena ofensas a brasileiros na Europa

renato abreu  flamengo treino (Foto: Fábio Borges / Vipcomm)
Renato lamenta a ocorrência de ofensas racistas (Foto: Fábio Borges / Vipcomm)

Roberto Carlos, Marcelo e Neymar foram discriminados nas últimas semanas. Meia do Flamengo relembra caso de 2005, em São Paulo

Por Janir Júnior e Richard Souza

As duas últimas semanas foram marcadas por manifestações racistas contra jogadores de futebol brasileiros na Europa. Os laterais Roberto Carlos, do Anzhi, da Rússia, e Marcelo, do Real Madrid, foram hostilizados por torcedores do Zenit e do Atlético de Madri, respectivamente, com atos discriminatórios. No último domingo, um adolescente alemão jogou uma banana na direção de Neymar, durante o amistoso entre Brasil e Escócia, em Londres.

Logo depois da partida, o atacante do Santos classificou o gesto como racismo e reclamou.

– Esse clima de racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. Prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve.

Neymar decidiu não fazer uma reclamação formal sobre o incidente, que incomodou colegas de profissão. No Flamengo, o meia Renato e o volante Willians se posicionaram sobre o assunto. Renato lembrou que já foi vítima.

Roberto Carlos Banana (Foto: Divulgação)
Torcedor ‘oferece’ banana a Roberto Carlos na Rússia (Foto: Divulgação)

– Vivi uma situação dessas, mostrei ao juiz, mas ele não quis ir à delegacia. Já estava no Flamengo, em 2005, num jogo em São Paulo. Às vezes você vai jogar num país diferente e acaba acontecendo. Isso me deixa magoado. Pela nossa cor, acabamos sendo discriminados. Somos iguais a todos os outros, trabalhamos honestamente.

Renato foi chamado de macaco por torcedores do Palmeiras durante toda a partida em que o Flamengo venceu 1 a 0, pelo Brasileirão, no Palestra Itália. Na época, o árbitro Antônio Hora Filho, do Sergipe, anexou um relatório à súmula do jogo. Ele disse que não ouviu as ofensas e que só registrou o caso a pedido do supervisor do Flamengo, Isaías Tinoco (hoje gerente de futebol), que foi até o seu vestiário após o confronto acompanhado por Renato.

Willians nunca viveu situação parecida, mas lamenta que casos como os de Renato, Roberto Carlos, Marcelo e Neymar ocorram.

– É muito triste. Temos de ser mais respeitados. Pretos ou brancos, somos seres humanos. Nunca passei por isso e gostaria que ninguém passasse.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/03/vitima-de-racismo-renato-condena-ofensas-brasileiros-na-europa.html

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.