RJ – Unegro convoca protesto na Cinelândia, dia 5, contra racismo de Bolsonaro

A União dos Negros pela Igualdade Racial organizará uma manifestação na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro (RJ), às 17 horas de terça-feira (5), em protesto contra as declarações racistas e homofóbicas do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Na última segunda, em depoimento ao programa CQC, da TV Bandeirantes, Bolsonaro declarou que seus filhos não correm o “risco” de namorar negras porque são “educados”.

Foi uma resposta à cantora Preta Gil, que lhe perguntou se ele aceitaria o relacionamento dos filhos com mulheres negras. “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja”, afirmou o deputado. “Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu.”

Em nota, a direção estadual da Unegro do Rio de Janeiro repudiou as declarações. Segundo a entidade, “está havendo por parte da direita de nosso país uma tentativa de impor uma correlação de forças desfavorável às ações afirmativas e conscientização do povo contra o racismo e as demais formas de discriminação”. 

A Unegro afirma que a entrevista de Bolsonaro ao CQC “choca a todos e todas brasileiros por seu conteúdo fascista, uma vez que em poucas frases conseguiu expressar seu ódio a toda diversidade que só engrandece a Nação Brasileira. Seus ataques de conteúdo racistas, contra o homossexualismo e a independência e acesso aos espaços conquistado pelas mulheres estão explicitados tanto nas críticas feitas a presidenta Dilma Rousseff quanto nas agressões contra a cantora Preta Gil”.

A nota também critica a “eterna defesa” que Bolsonaro faz do regime militar (1964-1985) e acusa o “o caráter doentio desse parlamentar”. De acordo com a entidade, o deputado representa as “últimas forças do arbítrio em nosso país”, “usa seu direito a imunidade parlamentar para fomentar o racismo e o ódio a homoafetividade”, além de se apresentar como “o adversário mais histriônico das conquistas e das lutas do povo brasileiro por igualdade de oportunidade e espaços reais de poder”.

De São Paulo, André Cintra.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=150748

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.