Cai um dos inimigos dos quilombolas de Alcântara: “Roberto Amaral é exonerado da ACS”

Roberto Amaral dá adeus aos 'rabos de foguete'.

O ex-diretor da Agência Espacial Brasileira, Roberto Amaral, foi exonerado da direção-geral da binacional Alcântara Cyclone Space, função que ocupava atualmente no Ministério da Ciência e Tecnologia.

O ato jurídico formalizando a exoneração foi publicado nessa segunda (28/03) no Diário Oficial da União. Roberto Amaral é político e vice-presidente do PSB (Partido Socialista Brasileiro), partido que atuou como um dos principais aliados do governo Lula.

 

Alcântara Cyclone Space (ACS)

Criada em parceria com a Ucrânia para fabricar no Brasil um lançador de foguetes, a Alcântara Cyclone Space (ACS) foi palco de episódios nada progressistas na gestão de Amaral. Brigas internas, descontrole administrativo e loteamento político da companhia binacional ameaçam sabotar o projeto, segundo relatório confidencial elaborado por um órgão de inteligência do governo e obtido pela revista ISTOÉ.

Confusões explícitas

Em 2009, Roberto Amaral protagonizou um dos históricos desentendimentos dentro da AEB. Na ocasião, ele quase saiu no tapa com o brigadeiro Antonio Hugo Pereira Chaves, então diretor de transporte espacial da AEB. Crítico da gestão de Amaral na Cyclone, Chaves defendeu um acordo com os quilombolas que vivem em Alcântara para evitar protestos contra futuros lançamentos.

Amaral chamou o brigadeiro de “filho da p.” e bateu com a mão na mesa. Em seguida, tentou atirar um copo d’água em Chaves, que, ao reagir, fez Amaral cair no chão. Mas quem caiu mesmo foi Chaves, já que o PSB de Amaral detinha então o domínio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Poucos dias depois o brigadeiro Chaves seria exonerado da AEB.

Exoneração publicada no Diário Oficial da União

“MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DECRETOS DE 25 DE MARÇO DE 2011

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 14 do Estatuto da Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space, publicado no Diário Oficial da União de 4 de setembro de 2006, resolve E X O N E R A R ROBERTO ATILA AMARAL VIEIRA do cargo de Diretor-Geral da Alcântara Cyclone Space”.

* Com informações do blog Panorama Espacial e revista IstoÉ. Foto: Portal Terra.

http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/astrov/aeb2.htm. Enviada Por Edmilson Pinheiro.

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.