Movimentos sociais repudiam lançamento de coquetéis molotovs em frente ao Consulado dos EUA

Nota de repúdio à ação violenta de infiltrados no ato no Consulado dos EUA na sexta, 18 de março de 2011

Queremos Paz, não Guerra!

Nós, organizações que convocam as atividades no dia de luta anti-imperialista do próximo domingo, dia 20/03/2011,  repudiamos à ação violenta de agentes provocadores infiltrados no ato ocorrido ontem (18), em frente ao consulado dos EUA.  As organizações que convocaram o ato desconhecem as pessoas que tiveram atitude violenta atirando coquetéis molotovs.  Enfatizamos que não fazem parte de nossas organizações. Nem do ato de hoje, nem no de domingo. Por isso, denunciamos também a ação policial autoritária e repressora que prendeu cidadãos brasileiros que expressavam pacificamente suas idéias. Prisões injustas que fazem com que inocentes paguem pelo crime cometido por agentes provocadores.

Nossos atos são pacíficos.  Nossa luta é a favor da soberania nacional, do direito democrático de se manifestar politicamente.  Nossa questão é enfrentar a dominação cultural, política e econômica. Enfrentar a dominação dos bancos e das empresas transnacionais.  A super-exploração da classe trabalhadora.  As estratégias de militarização, nos planos nacionais e internacionais: repudiamos tanto as guerras imperialistas no Iraque, Afeganistão e Líbia, quanto o aval dado ao golpe militar em Honduras.  Que os fatos de hoje não tirem o foco dos motivos que levam os movimentos sociais a repudiar a visita de Obama. Somos contrários à intervenção imperialista. Somos solidários a todos os povos em luta. Os recursos naturais são do povo brasileiro. Não aceitaremos a entrega do Pré-sal e das demais riquezas nacionais para os estrangeiros. Além de pagarmos uma dívida enorme aos bancos daquele país, agora querem que nós paguemos ainda mais para eles saírem da crise que eles mesmos criaram.

Somos a favor da paz não da Guerra. Toda solidariedade ao trabalhador ferido pelo artefato e aos 15 presos que foram produzidos nesse ato.

Continuamos convocando para o ato do dia 20 de março, no metrô da Glória, às 10h, Dia Anti-imperialista de Solidariedade aos Povos em Luta. Obama, tire as garras do Pré-sal!

—-

Informe complementar à nota, enviada por Sandra Quintela para o GT Articulação Mineração e Siderurgia: 13 militantes, entre eles um menor, estão presos desde ontem. Os manifestantes foram enquadrados em vários artigos e não terão direito a fiança. A principal acusação é de terem tentado “causar incêndio” no consulado dos Estados Unidos.  Podem pegar até 12 anos de prisão. Não há provas contra eles. O coquetel molotov contra o prédio do consulado dos EUA no Rio foi ação de infiltrados.  São presos políticos. (…) Que hipocrisia tentar criminalizar jovens militantes inocentes acusando-os de terem lançado um coquetel molotov enquanto lançam bombas e disparam contra civis em várias partes do mundo por armas e exército dos EUA.

Comments (1)

  1. UMA MANIFESTAÇÃO PRIMARIA E SEM NADA A ACRESCENTAR ÀS DIFICULDADES QUE O MUNDO INTEIRO ESTÁ VIVENDO.
    LAMENTAVEL.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.