Amigos da Terra e MAB lançam “Cartilha sobre as Grandes e Pequenas Hidrelétricas na Bacia do rio Uruguai, um Guia para Organizações e Movimento Sociais”

Guias para ONGS e Movimentos Sociais

Neste dia 14 de marco, Dia Internacional de Luta contra as Barragens, os Amigos da Terra Brasil (NAT), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Instituto Gaucho de Estudos Ambientais (InGa) e o Sindicato dos Eletricitários de Santa Catarina (Sinergia) lançam a Cartilha sobre as Grandes e Pequenas Hidrelétricas na Bacia do rio Uruguai, um Guia para Organizações e Movimento Sociais.

Depois de 7 grandes centrais hidrelétricas e dezenas de PCHs construídas na bacia, o rio Uruguai e seu afluentes seguem ameaçados por empreendimentos de alto risco social e ambiental, como o complexo binacional de Garabi e as UHEs de Garibaldi e Pai Querê. A publicação traz, com as lutas históricas das populações atingidas e a organização dos movimentos sociais e ambientais na bacia, lições aprendidas, mapas e informações atualizadas sobre a situação de cada empreendimento, visando fortalecer os processos de resistência na região trinacional do rio Uruguai e em outros territórios ameaçados pela construção de grandes represas.

Para a engenheira ambiental Bruna Engel, dos Amigos da Terra, “o acesso à informação é uma base importante para a organização social na luta por direitos humanos e da natureza”. Os Amigos da Terra Brasil há anos acompanha os impactos socais e ambientais da construção de barragens e desenvolve campanhas pela preservação da biodiversidade e da soberania alimentar na bacia do rio Uruguai.

Rosana Mendes do MAB reforça que “nestes 20 anos de luta do MAB a bacia do rio Uruguai tem sido território de resistência mas também de organização social que deu origem ao movimento que hoje é nacional e internacional. Com um modelo consolidado de privatização das águas e da energia na região, maiores são os exemplos e lições aprendidas de que este modelo chamado de desenvolvimento a serviço das grande empresas não traz benefícios para o desenvolvimento local das populações ribeirinhas que produzem alimentos nem para os municípios atingidos”. Para o MAB é necessário construir um novo modelo de desenvolvimento, centrado na busca de condições dignas de vida para a classe trabalhadora. Cada vez mais compromisso é de nos organizarmos e de nos inserirmos nas lutas contra as transnacionais,contra a privatização, contra as altas tarifas da luz, da água e do transporte, pelos direitos dos trabalhadores, na defesa dos rios, da água e da vida.

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento da Cartilha Grandes e Pequenas Hidrelétricas na Bacia do Rio Uruguai: Guias para Organizações e Movimentos Sociais mais encarte de mapas

ONDE: disponível clicando aqui.

QUANDO: Hoje, dia 14 de marco de 2011, Dia Internacional de Luta contra as Barragens e 20 anos do Movimento dos Atingidos pro Barragens

Amigos da Terra Brasil

Rua Olavo Bilac, 192
Porto Alegre – Brasil
90040-310
Tel/Fax: + 55 51 3332 8884
www.amigosdaterrabrasil.org.br

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.