Manoel Gentil já está solto: esquenta o “Caso Flaviano”

O fazendeiro Manoel de Gentil, acusado de mandar matar Flaviano Pinto Neto, já está solto. Ele foi preso ontem e não ficou nem 24 horas na cadeia.  A liminar para soltá-lo – concedida pelo desembargador Antônio Bayma Araújo – foi dada durante a noite.

Tão rápida quando o desembargador foram as organizações sociais que, em 2010, organizaram o Tribunal Popular do Judiciário.  Hoje pela manhã elas lançaram uma nota repudiando a decisão da Justiça maranhense.  O caso referente ao assassinato de Flaviano ainda está submetido à Polícia Civil. O inquérito ainda não foi concluído. Após a sua conclusão o assunto ficará sob a responsabilidade do Ministério Publico e da Justiça. Veja, abaixo, a nota das organizações sociais feita hoje pela manhã:

Judiciário “diligente”

As organizações que integram o Tribunal Popular do Judiciário e o Observatório da Justiça e Cidadania do Maranhão repudiam veementemente a concessão de liminar de soltura a Manoel de Jesus Martins Gomes, vulgo “Manoel de Gentil”. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do líder quilombola Flaviano Pinto Neto, da comunidade Charco, em São Vicente Férrer/MA.

O grileiro não chegou a passar 24 horas preso, tendo seu advogado impetrado um habeas corpus, deferido ainda ontem pelo desembargador Antonio Fernando Bayma Araujo.

A prisão de Manoel de Gentil foi coberta por um circo midiático após o silêncio quase absoluto dos meios de comunicação ligados à oligarquia – Flaviano Pinto Neto foi assassinato em 30 de outubro passado.

A liberdade de Manoel de Gentil soma-se ao rol de denúncias que vêm sendo sistematicamente apresentadas pelo Tribunal Popular do Judiciário desde sua instalação, mostrando que em vez de garantir direitos, o terceiro poder, no Maranhão, os viola. O judiciário maranhense, aliás, é sempre diligente para favorecer poderosos.

Em Charco, outras lideranças estão ameaçadas de morte e o conflito agrário instalado segue seu curso. Que outras tragédias virão?

www.viasdefato.jor.br

Comments (1)

  1. pois bem,o manoel de gentil,conhecido popularmente manoel de gentil.eu acredito que ele não teria coragem de mandar matar esse quilombola,mesmo poe que?ele não tem necessidades de muitas terras,popré, já conhecido como o homem mais vibrante de são joão batista,alguém achou essa posssibilidades de encrecar esse homem e achou o momento certo eu acredito na justiça e creio principalmente em nossso swnhor jesus cristo que vai encontrar os verdadeiros culpados.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.