O Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde do Brasil e o Caso da Barragem Figueiredo

Rodrigo de Medeiros Silva

O Mapa é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz, junto com a FASE, entidade que participa da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, com apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Traz , a partir do mapeamento destes conflitos socioambientais, reforço às lutas sociais, comunitárias por construção e efetivação de direitos.

A questão da Barragem Figueiredo, que atinge comunidades dos municípios de Alto Santo, Iracema e Potiretama, que já vínhamos aqui denunciando, agora se encontra neste Mapa. Na página do Mapa, podemos encontrar uma síntese do caso:

“[…]Apesar dos significativos avanços das obras civis do empreendimento, famílias das comunidades de Lapa, em Potiretama; distrito de São José dos Famas, Assentamento Boa Esperança e localidade de Água Nova, em Iracema, permanecem inseguras quanto a seu futuro, pois as indenizações e as construções das casas para onde muitas serão reassentadas não estão sendo devidamente executadas.

As famílias que deverão ser indenizadas reclamam quanto ao valor pago, além da demora para a regularização fundiária necessária para que isto ocorra; e, não menos importante, protestam contra a não inclusão de criações, equipamentos, benfeitorias e infraestruturas necessárias à sua reprodução física e cultural no cálculo das indenizações, tornando improvável que consigam restabelecer suas atividades tradicionais em outras áreas.

As famílias que serão reassentadas se encontram em situação ainda mais urgente pois, apesar de já estarem ameaçadas pelo possível represamento das águas com o avanço das obras da barragem, as casas para onde deveriam ser transferidas sequer começaram a ser construídas”[…]

Pode-se ter acesso a ficha completa do caso, no seguinte endereço eletrônico: http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/index.php?pag=ficha&cod=344

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=colunas&subacao=ler&colID=43&colunaID=6237

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.