BA – AATR e IRPAA promovem curso de Juristas Leigos para formar lideranças de Fundos de Pastos

Com o objetivo de contribuir na formação dos militantes dos movimentos sociais da região, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA)  e a  Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR), em parceria com as Articulações e Comissões de Fundo de Pasto estarão iniciando um novo curso de Juristas Leigos.

O CURSO JURISTAS LEIGOS

O curso Juristas Leigos, desde o seu início em 1992, expressa o desejo da AATR em contribuir com a socialização do conhecimento sobre direitos e, dessa forma, colaborar com a mobilização popular e transformação social. Para tanto, a AATR busca apresentá-lo de maneira crítica, ou seja, relacionando o Direito com discussões que considerem aspectos históricos, éticos, políticos, econômicos e culturais da sociedade em que vivemos, e que influenciaram a criação, implementação e fortalecimento do Juristas Leigos. Busca também partilhar um conhecimento que, historicamente, esteve restrito aos delegados, advogados, juízes etc. e, também por isso, sempre foi utilizado como instrumento de poder contra os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade e as comunidades. No lugar dele, a AATR apreende as expressões da linguagem e as experiências do povo para promover a discussão sobre os direitos. Com a reflexão sobre direitos, a AATR espera poder, junto com as organizações do povo, configurar novos direitos pelos quais valha a pena lutar, com a garantia dos já existentes e contribuir com a organização popular e transformação social.

As etapas para Turma Especial Fundos de Pasto e Direitos[1] são as seguintes:

1ª Fundos de Pasto e Introdução ao Direito

2ª Fundos de Pasto e Direito Agrário

3ª Fundos de Pasto e Direito Ambiental

4ª Políticas Públicas para os fundos de pasto

OBJETIVO:

CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS DO MOVIMENTO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE FUNDO DE PASTO

REALIZAÇÃO

O curso acontecerá em quatro etapas, iniciando no final de fevereiro desse ano.

Todas as etapas acontecerão em Juazeiro, no centro de treinamento do IRPAA.

O curso assumirá todas as despesas de alimentação e hospedagem de todos(as) os(as) participantes.

O curso assumirá até 80% das despesas com transporte dos(as) participantes.

O curso é destinado aos(às) militantes dos Fundos de Pasto de toda a Bahia.

A prioridade é para as pessoas que estão iniciando na animação do movimento e ainda não tem muita experiência. A pessoa dever ter certeza de que terá tempo disponível suficiente para participar das etapas do curso e para realizar as atividades

A pessoa que participar deve ser indicada pela comissão municipal, regional ou estadual de Fundo de Pasto, que irão se comprometer em providenciar os meios necessários para que a pessoa não falte a nenhuma das etapas do curso.

O(a) participante do curso levará atividades a ser desenvolvidas junto às comunidades de Fundo de Pasto e vão precisar do apoio das comissões para realizar as atividades.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

ORGANIZAÇÃO:

NOME DO REPRESENTANTE DA ORGANIZAÇÃO:

ENDEREÇO:

TELEFONE:

E-MAIL:

NOME DA/O PARTICIPANTE:

ENDEREÇO:

TELEFONE:

E-MAIL:

ENVIAR PARA:

JOSÉ MOACIR DOS SANTOS

E-MAIL: [email protected]

FAX: 74 3611 5385

Enviada por Ruben Siqueira.

Comments (1)

  1. Eu, sou da cidade de Gandu na Bahia, sou da Pastoral da Juventude da Diocese de Ilheus. Nos jovens da PJ queremos saber como podemos trazer esse curso para uma das cidades mais perto daqui.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.