Relato da manifestação Belo Monte NÃO, em São Paulo, no MASP, 8/2/2011

Manifestação Belo Monte NÃO, em São Paulo, no MASP, 8/2/2011. Foto de Tatiana Cardeal

Era 13hs de oito de fevereiro, a poucos dias do carnaval e um pequeno grupo com as caras pintadas “sambava” em plena avenida Paulista. Mas ao som de maracas e flauta.

Através de um megafone comprado com seus próprios recursos, as palavras de ordem eram emitidas apesar do cansaço. Afinal estavam ali na marquise do MASP desde as 8hs.

Bravas guerreiras, Carol, Leda, Eli, Paola, Tati sem esquecer da Adriana que imprimiu os folhetos para nós, e minha querida Rosely, amada esposa e companheira de todas as horas. Thiago e sua arte, Gustavo e sua flauta, deram cor e música ao movimento..

O povo passava e a polícia olhava.

Alguns ignoravam, outros criticavam e outros, ainda que poucos, indagavam. Para nossa felicidade pudemos esclarecer e motivar algumas pessoas. Mil folhetos foram distribuídos.

Enquanto isto, recebíamos notícias de Brasília. Poucos manifestantes do povo e nada da presidente Dilma dar as caras. Nem esta consideração os representantes de milhares de pessoas que estão para perder suas terras, sua cultura e sua dignidade, mereceram da nossa presidente.

Bom, em São Paulo a cena se repetiu, a minoria ficou lá fazendo de tudo para denunciar mais este escárnio que está para acontecer em nosso querido Brasil.

A maioria da população paulistana está totalmente alheia ao drama Belo Monte. Poucos sabem que esta usina abre as portas para outros mega projetos de hidroelétricas na nossa floresta amazônica, que não existem dados concretos sobre o impacto ambiental, não há real noção do custo final desta obra, que sua congenere usina hidroelétrica de Balbina é um desastre!

Desastre econômico, a geração de energia dela é pouca e cara, um desastre ecológico inundou uma área gigantesca com a perda de uma biodiversidade incalculável, um desastre ambiental pois a decomposição da matéria orgânica que ficou no fundo do lago gera 11 vezes mais metano e CO2 que uma termoelétrica movida a carvão com a mesma potência.

Tudo isto poucas pessoas sabem, e olha que eu tenho certeza que ainda sei pouco.

Enquanto entregávamos os folhetos para os passantes, alguns motoristas apoiavam, a cena triste do dia ficou por conta de calouros (“bichos”) da USP que ao serem indagados sobre Belo Monte, nada sabiam e também pouco se interessaram.

Mas houve o troco, um grupo de estudantes do Sesi se interessaram, participaram por algum tempo conosco, não podiam ficar mais pois tinham que ir a escola, estes sim se mobilizaram, tem vontade de se comprometer. Viva o Brasil tem futuro!

Pois então, a minoria esmadora de São Paulo não tem respostas para estas questões. Mas tem uma certeza, este projeto é desumano, caro e irresponsável. Se temos que lutar sozinhos seguiremos lutando pois ainda não conseguimos salvar a floresta amazônica. Mas com certeza salvamos nossa humanidade.

http://www.ecodebate.com.br/2011/02/09/relato-da-manifestacao-belo-monte-nao-em-sao-paulo-no-masp-822011/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.