Mistério no ar: CSA lança fumaça laranja no céu de Santa Cruz

CSA lança fumaça laranja em Santa Cruz.

Uma fumaça alaranjada pairou nas redondezas da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, na última sexta-feira (28). A poeira colorida chamou a atenção do leitor Diego Peres que, preocupado com a saúde dos moradores do entorno, enviou fotos para o Eu-Repórter, a seção de jornalismo participativo do GLOBO. A empresa admite que fez a emissão, mas nega que seja prejudicial às famílias da região.

Não é a primeira vez que o empreendimento lança poeira na atmosfera do local. No início deste ano, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) multou a CSA em R$ 16,8 milhões por danos ao meio ambiente. Na ocasião, moradores denunciaram que as suas casas estavam sendo invadidas pela fuligem vinda da indústria. A empresa se comprometeu a indenizar as famílias afetadas pela poluição.

Apesar do compromisso firmado pela companhia, moradores relataram ao GLOBO que as emissões de poeira da siderúrgica continuam até hoje.

“Não é de hoje que a CSA vem causando transtornos à comunidade local. Fica aí um alerta às autoridades para tomar as devidas providências”, alerta o leitor.

Procurada por O GLOBO, a assessoria da CSA informou que a emissão flagrada pelo leitor é derivada de um desvio na produção de um dos fornos da empresa. Segundo a siderúrgica, o incidente é comum quando o equipamento tem pouco tempo de funcionamento.

“A poeira de ferro não traz riscos à saúde. As estações de monitoramento da qualidade do ar instaladas na região não registraram qualquer alteração fora dos padrões estabelecidos pela legislação”, ressaltou a nota enviada pela empresa.

O Inea informou que enviaria técnicos ao local nesta segunda-feira (31) para avaliar a poeira laranja.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/participe/mat/2011/01/31/misterio-no-ar-csa-lanca-fumaca-laranja-no-ceu-de-santa-cruz-923647354.asp

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.