Povos indígenas travam conversação teológica

Teólogos e teólogas, na sua maioria indígenas, vão se reunir em La Paz, de 22 a 27 de janeiro, para partilhar experiências e reflexões teológicas das suas religiões.

O encontro dá seguimento aos eventos indígenas mundiais convocados pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em Baguio, nas Filipinas, em 2008, e em Genebra, Suíça, em 2009. A notícia é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 21-01-2011.

Trata-se, contudo, da primeira tentativa de reunir e vincular as fontes espirituais e teológicas, a sabedoria e as tradições dos povos indígenas, que enfatizam a afirmação da vida, com o trabalho teológico das duas grandes comissões do CMI – a Comissão de Fé e Constituição e a Comissão de Missão Mundial e Evangelização.

O evento conta com os auspícios do Programa dos Povos Indígenas do CMI, do Instituto Superior Ecumênico Andino de Teologia (Iseat), da Pastoral dos Povos Indígenas do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai) e da Comunidade de Educação Teológica da América Latina e do Caribe.

Trata-se de um esforço conjunto “valioso para os processos de autoconstituição das nações indígenas e da reafirmação de seus valores espirituais”, disse o reitor do Iseat, Abraham Colque Jiménez.

O processo de diálogo aberto com a consulta quer formar uma comunidade comprometida em manter e promover a integridade da Criação. Escuta e aprendizagem são os dois elementos chaves desse processo.

A consulta atende proposta aprovada na Assembléia Geral do CMI reunida em 2006, em Porto Alegre, que pediu ser informada pela sabedoria e teologia indígenas.

“Esperamos que se abram novos horizontes para o diálogo teológico dentro das igrejas, mas também esperamos iniciar um processo de diálogo maior, que nos permita responder de forma criativa às múltiplas crises que afetam o mundo e em especial os povos indígenas”, afirmou a coordenadora do Programa respectivo do CMI, María Chávez Quispe.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=40163

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.