I Encontro das Baianas de Acarajé do Rio de Janeiro

As Baianas de Acarajé do Rio de janeiro se encontraram pela primeira vez para a construção de uma ferramenta de luta. O encontro aconteceu em São João de Meriti/RJ e foi um desdobramento do II ENCONTRO NACIONAL DAS BAIANAS promovido pela Associação das Baianas do Estado da Bahia, em ambos os encontros foram feitos relatos de preocupação com o destino deste Ofício predominantemente feminino e de Matriz cultural Negra.

As Baianas de Acarajé em todo o Brasil vem sofrendo perseguição do poder público (geralmente executivo municipal) tendo seus pontos suspensos ou até mesmo caçados. É latente nas Baianas que essa perseguição, às vezes mascaradas como políticas sanitárias, tem a presença de elementos Racistas e de Intolerância Religiosa.

Deste encontro nasceu a ABAM/RJ (associação das Baianas do Rio de Janeiro) a mais nova organização de classe, gênero e raça com elementos culturais e religiosos. A ABAM/RJ nasce como uma ferramenta de mulheres negras na luta pelas condições mínimas e necessárias para viverem de sua cultura e seu modo tradicional de vida.

Contatos: [email protected]

Comments (2)

  1. Sou a Coordenadora geral das baianas de acaraje do rio de janeiro e todas as informações que for preciso sobre o ofício, liguem para (21)24502305 e la responderam todas as perguntas de baianas de acarajé.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.