Secretário entrega Certificação das Comunidades Quilombolas Ilha de São Vicente e Pé do Morro

Secretário entrega Certificação das Comunidades Quilombolas Ilha de São Vicente e Pé do Morro
Secretário entrega Certificação das Comunidades Quilombolas Ilha de São Vicente e Pé do Morro
O secretário de Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa, entregou na tarde desta sexta-feira, 14, a certificação como remanescente de quilombo, pela FCP – Fundação Cultural Palmares, aos representantes das Comunidades Quilombolas da Ilha de São Vicente, Salvador Batista Barros e do Pé do Morro, Francisco Edimar de Oliveira e Selesiano Lourenço dos Santos.

“Esse documento nos dá segurança e força para continuar lutando por nossos direitos. Fomos despejados o ano passado. Nunca perdi a esperança. Hoje voltei e estou trabalhando na terra para sustentar meus filhos”, disse o morador mais velho da comunidade quilombola Ilha de São Vicente, Salvador Batista Barros, de 74 anos.

As certificações, pela FCP, das Comunidades Ilha de São Vicente e Pé do Morro foram publicadas no Diário Oficial da União n° 228, de 27 de dezembro de 2010, Cadastro Geral 013, registro 1.420, de folha 36 e registro 1.419 de folha 35.

Para o secretário João Costa, a entrega da certificação como remanescente de quilombo aos representantes das comunidades é um momento histórico e extremamente importante por ser o primeiro passo para que as comunidades consigam a titularização das suas terras. “É muito triste que no século 21 ainda haja pessoas que cometam injustiças como a que fizeram com a comunidade da Ilha de São Vicente”, ressaltou.

Para o presidente da comunidade Pé do Morro, localizada a 440 Km de Palmas, no município de Aragominas do Tocantins, Francisco Edimar de Oliveira, a certificação facilitará a busca por melhorias. “Esperava ansioso o nosso reconhecimento, agora vamos lutar para construir a sede da associação e escola para cursos de artesanato”, concluiu Francisco.

Também estiveram presentes na solenidade o subsecretário de Justiça e Cidadania, Djalma Leandro; o superintendente de Promoção dos Direitos Humanos, Crimério Pacheco; o coordenador de Afrodescendentes e Quilombolas, Luiz Carlos Benedito; a reponsável pelo levantamento e diagnóstico situacional das comunidades, a historiadora Leonídia Batista Coelho, entre outras autoridades.

Hoje, as 26 ‘Comunidades Remanescentes de Quilombos’ no Tocantins certificadas pela Fundação Palmares,localizam-se em municípios que distam entre 34 e 600 quilômetros, partindo-se da capital, Palmas, com aproximadamente 3 mil e
600 habitantes. (Deydjane da Luz)

http://secom.to.gov.br/noticia/2011/1/14/secretario-entrega-certificacao-das-comunidades-quilombolas-ilha-de-sao-vicente-e-pe-do-morro/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.