Curral Velho – Acaraú, Ceará: Encante do Mangue

Vídeo que conta, através do relato d@s jovens da comunidade, a história de Curral Velho, em Acaraú/CE.  Produzido na oficina de audiovisual com mídias móveis facilitada pela TV Acaraú na comunidade de Curral Velho, em parceria com o Centro de Assessoria Popular Caldeirão.

Comments (5)

  1. Olá Rosa Eliana Torres,li o seu relato e fiquei muito interessada em saber mais a respeito, sou estudante de antropologia pela universidade estadual do Maranhão e recentemente soube dos índios tremembé em raposa, penso em escrever minha monografia sobre vocês. Posso deixar meu contato para um possível diálogo.
    [email protected]

  2. fico feliz em saber queo povo de curral velho esta organizado. isto é muito bom. Tenho muitos parentes em Curral Velho.Esse povo tem ancestralidade indigena TREMEMBE.Os tremembe antes dos portugueses habitavam essas zonas costeiras antes do descobrimento do Brasil.O MEU BISAVO que é tambem bisavo de muitos ai, se chamava Chico Domingos,que era pai de SEBASTIAO Domingo meu avo,como tambem de JOAO DOMINGOS QUE ERA CASADO COM MARIAZINHA DE ORIGEM QUILOMBOLA. MEU PAI DURVAL é filho de ROSA DOMINGOS que era casada com INACIO MARIANO TORRES DE ALMOFALA. HOJE A MAIORIA DOS FILHOS DE ROSA E INACIO MORAM EM RAPOSA MARANHAO. Somos indios TREMEMBE E ESTAMOS BUSCANDO O NOSSO RECONHECIMENTO PELA FUNAI. TIVEMOS AGORA EM JUNHO DE 2014 A VISITA DO CACIQUE JOAO VENANCIO E DO PAJE LUIS CABOCLO DE ALMOFALA.NOSSO POVO É GUERREIRO,LUTADOR E AMA A NATUREZA. PRECISAMOS ESTA SEMPRE UNIDOS PARA NOS FORTALECER. PEÇO A QUEM LER ESTE COMENTARIO PROCURE INVESTIGAR MAIS SOBRE SEUS ANTEPASSADOS EM CURRAL VELHO.MEU BISAVO CHICO DOMINGO ERA INDIO PURO.MORREU COM 106 ANOS.HOJE OS FILHOS DELE DO SEGUNDO CASAMENTO MORAM EM MUNGUBAS ACARAU,TODOS COM CARA DE INDIO.NAO TEM COMO NEGAR A RAÇA. NEM DEVEMOS POIS SOMOS POVOS RESISTENTES QUE POR SECULO TEVE QUE SE CALAR E HOJE PRA VIVER TEM QUE FALAR.FAZER CURRAL É ARTE MILENAR INDIGENA PASSADA DE GERAÇAO PARA GERAÇAO E OS SABERES QUE VOCES AI E NOS AQUI GUADAMOS NAO SAO SABERES DE ONTEM,SAO SABERES DE HA MAIS DE DOIS MIL ANOS ANTES DE CRISTO.PESQUISEM E BUSQUEM MAIS SOBRE NOSSA HISTORIA E SE SURPREENDAM QUE A LIGAÇAO DO POVO DE ALMOFALA COM O POVO DE RAPOSA DO MARANHAO NAO É MERA COINCIDENCIA. ESTAMOS INTERLIGADOS PORQUE SOMOS UM SO POVO.CONVIDO OS ANTROPOLOGOS QUE TAMBEM PESQUISEM.NOSSA HISTORIA É LINDA. UM ABRAÇO DE UMA PARENTE DE VOCES FILHA DE DURVAL E FRANSQUINHA E QUE TAMBEM NASCEU AI PERTINHO DE VOCES NAS CACIMBAS.TIA ESTER SABE QUEM É. NAO DEVEMOS TER VERGONHA DE NOS ASSUMIR COMO INDIOS. SOMOS POVOS NATIVOS DO BRASIL.QUANDO OS PORTUGUESES AQUI CHEGARAM NOSSO POVO JA ESTAVA E RESISTEM ATE HOJE.

  3. Olá, trabalho na Coordenação Geral de Petróleo e Gás do Ibama e gostaríamos imensamente de ter acesso a este video, é possível?
    Telefone: (21) 3077-4270

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.