Rede Brasileira de Justiça Ambiental se reorganiza em colegiado

Por um equívoco nosso, o nome de uma das entidades que comporá a Colegiada da RBJA foi trocado pelo de outra, que inicialmente iria participar. Republicamos, pois, a matéria, corrigindo o erro e aproveitando para acrescentar um link para outras fotos. Nossas desculpas.

Após três dias de debates intensos, dos quais participaram cerca de 60 entidades e pessoas físicas dos mais diferentes estados, a Rede Brasileira de Justiça Ambiental definiu uma nova composição. Fiel ao sempre defendido caráter de horizontalidade, a RBJA, após quase dez anos, deixará de ter a Fase como a entidade que a secretariou desde a sua criação, em 2001.

A nova organização da Rede será descentralizada e integrada por um colegiado de seus membros, escolhidos a partir de critérios que englobaram, entre outros, o respeito às diversidades e os programas e projetos considerados prioritários pelos participantes do seu IV Encontro, que aconteceu entre os dias 3 a 5, no Colégio Assunção, Rio de Janeiro.

O Colegiado da RBJA será integrado por representantes dos seus dois GTs – Articulação Mineração e Siderurgia (representado pelo PACS e pela Campanha Justiça nos Trilhos) e Combate ao Racismo Ambiental (representado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores, a ser confirmado) -; pelo Núcleo Tramas, da Faculdade de Medicina da UFC; pelo Projeto Mapa da injustiça ambiental e Saúde no Brasil; por Amigos da Terra Brasil; e pela RENAP.

As primeiras fotos do IV Encontro, feitas por Luciano Falcão, da RENAP/Rio Grande do Norte, podem ser vistas no link. Novas fotos, feitas por Ricardo Álvares, representante do CEDEFES na Coordenação Colegiada do GT Combate, estão também disponíveis.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.