II Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas

Desde 1977, há mais de três décadas, a academia colabora com o debate em torno da desigualdade social. Na época, o então professor da USP, Carlos Langoni, organizou o primeiro grande estudo sobre o tema no país, baseado no censo realizado pelo IBGE em 1970. Depois disso, o assunto nunca mais saiu das salas de aula das universidades brasileiras. Entre os dias 17 e 19 deste mês, ele ganhará novos olhares durante o II Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas, que acontecerá na Unisinos.

A desigualdade é a problemática central do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. A primeira edição do Simpósio, ocorrida em 2007, teve como foco a revisão teórica da desigualdade social no Brasil. “Agora estamos visando a reprodução das desigualdades no Conesul e, de uma forma geral, em outros países da América Latina”, explicou o coordenador do PPG, professor José Rogério Lopes. “Além disso, estará muito presente a questão étnico-racial, celebrando assim o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro”, completou.

Segundo Rogério, as duas conferências, de abertura e de encerramento, serão os “pontos altos” do Simpósio. A primeira trata das Desigualdades no âmbito da integração latinoamericana, e será ministrada pela professora Constanza Moreira. Ela foi eleita senadora na última eleição no Uruguai e integra o partido do presidente José Alberto Mujica. “Ela dará um panorama muito interessante sobre essas questões, principalmente no Conesul”, prevê Rogério. A conferência de encerramento, que abordará Desigualdades Sociais e Políticas Públicas, será coordenada pela presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, Celi Scalon.

De acordo com Rogério, é impossível criar políticas de enfrentamento sem saber como as desigualdades se processam. “Esse conhecimento só é possível com os dados que a academia produz, desde estudos estatísticos, até as análises dos dados levantados pelos censos. Esse material permite aos governos tomar decisões técnicas.” O professor salienta ainda que o II Simpósio Nacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas servirá para “atualizar os debates e incorporar questões que ainda não são visíveis do ponto de vista acadêmico, mas que são sentidas fortemente na vida societária”.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=38229

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.