”Busca pela felicidade” pode virar um direito

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou proposta de emenda constitucional que inclui a “busca pela felicidade” entre os direitos dos cidadãos.

A reportagem é de Gabriela Guerreiro e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 11-11-2010.

Conhecida como PEC da Felicidade, a proposta considera como “essenciais” para essa busca direitos como educação, saúde, alimentação, trabalho e moradia. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada por Senado e Câmara.

Autor da PEC, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reconhece que não é possível garantir, em lei, que alguém seja feliz. A ideia, diz, é evidenciar os direitos mínimos necessários para a busca.

“É bom explicitar o óbvio. Todos os direitos previstos pela Constituição convergem para a felicidade”, afirma. A PEC surgiu após articulações do Movimento + Feliz, liderado pelo publicitário Mauro Motoryn, com apoio de artistas e entidades.

“Queremos fazer com que o Estado assuma a responsabilidade por oferecer condições para que seus cidadãos busquem a felicidade com dignidade”, diz Motoryn.

Quatro países já incluíram essa busca em sua legislação: França, Japão, Coreia do Sul e Butão. O sociólogo holandês Ruut Veenhoven criou um ranking que calcula a felicidade em 148 países.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=38257

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.