O dia em que o preconceito tomou conta do Twitter

@mayarapetruso
A pior de todas, retirada de: http://twitpic.com/32ted4

Cynara Peixoto

Ontem, dia do resultado das eleições presidenciais, que deveria ser um dia de festa da democracia, ficou marcado como um dia em que o preconceito e o ódio tomou conta do Twitter, tão popular que é no Brasil. Um dia em que os Nordestinos foram tratados de forma altamente discriminatória. Um dia para não ser esquecido.

No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter. Mas, infelizmente, ainda existe o preconceito com relação à região de procedência, que é algo ainda pouco levado a sério e divulgado pela imprensa. E é algo que me assusta pela proporção com que tem crescido.

Eu sou Nordestina, de Fortaleza, Ceará. Nascida e criada aqui, com todos os sotaques e trejeitos característicos da região. Falo “oxente” e “vixe”, porque cresci com estas palavras fazendo parte do meu vocabulário. E tenho um baita orgulho de ser cearense. Por nada sairia daqui, porque aqui é o lugar que eu amo e onde me sinto feliz, com seus defeitos e virtudes. Por isso, me senti muito ofendida e triste com as mensagens que vi ontem no Twitter.

Para quem não acompanhou, tivemos um espetáculo digno de Goebbels. Vergonhoso, repugnante, capaz de fazer qualquer nordestino se sentir mal. Ver pessoas incitando a discriminação, pessoas com estudo e conhecimento incompatível com suas palavras, me provocou uma profunda tristeza. Vejam vocês a que nível chegamos:

Retirado daqui: http://twitter.com/#!/kewenpantcho/status/29339798428

Há muitos mais. Basta fazer uma busca no Twitter por “Nordestino“. Me recuso a comentar estes tweets.

Retirado daqui: http://twitpic.com/32tlvx
Retirado daqui: http://twitpic.com/32tlvx

Para quem não sabe, isso dá cadeia. Quem diz é a lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente. A lei afirma:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.

O preconceito tem que ser divulgado, não pode simplesmente ser aceito ou ignorado. O preconceito é crime e deve que ser tratado como tal. Não é porque uma pessoa nasceu em outra cidade, outro estado, outra região que será menos capaz do que você. Somos todos brasileiros, apesar das diferenças regionais.

Da mesma forma como muitos nordestinos são discriminados ao ir para o sul/sudeste, somos todos discriminados ao irmos para os Estados Unidos ou Europa, porque para eles tanto faz se você fala oxente, meu ou bah. Você é brasileiro e será taxado e julgado por isso. Agora imagine sofrer isso no seu próprio país.

Espero que você que é leitor do Mundo Tecno, reflita sobre isso. Tenho certeza de que, como meu leitores são pessoas inteligentes, irão se arrepender caso tenha falado alguma bobagem, e eu o desculpo por isso. Espero também que tenham consciência de que, no final das contas, nós estamos todos no mesmo barco.

Respeito ao próximo é o primeiro passo para vivermos em um país melhor. Então, vamos nos respeitar?

http://www.mundotecno.info/destaque/o-dia-em-que-o-preconceito-tomou-conta-do-twitter

Comments (6)

  1. A manipulação, intencionada em disseminar desequilíbrios, está mais atuante do que nunca…discriminação e intolerância, se cultivados aqui no Brasil, provavelmente irá gerar conflitos internos de vastas proporções, enfraquecendo o já combalido sistema político brasileiro, ficando este suscetível a invasões que inevitavelmente irão destruí-lo. Devemos policiar pois é muito perigoso.

  2. Infelizmente, as pessoas não conhecem a história de seu país. Pois, quando a família real aqui chegou e tratou de não investir em outras localidade para além do sudeste, ou mesmo, quando os republicanos deixaram o norte sem nenhum investimento por décadas, tudo isso ocorreu em nome do “vamos fazer o bolo crescer para dividir”. São Paulo, Rio, Minas e outros estados ficaram ricos e, chegada a hora de dividir o bolo, querem dar o golpe. Pior, acham que são injustiçados.
    A ignorância é uma herança maldita que alimenta o preconceito e a intolerância.
    Rodrigo Paranhos

  3. “No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter.” Qual tratamento? A impunidade?

    Repudio a todo e qualquer preconceito. Repudio o que fizeram como o povo nordestino, nesse dia que deveriamos estar comemorando a democracia (vitoriosos ou derrotados em ideias, mas com direito de escolha). Porem, reduzir o mal que um tipo de preconceito faz, nao torna uma causa mais legitima.

  4. Vish, a “culpa” é do nordestino? acharam outro bode expiratório para os supostos problemas, e veja, não é mais o judeu! ¬¬’
    Pelo que eu sei a maior parte dos votos no Brasil está localizada na região centro-sul…santa ignorância!

  5. Para mim só existe uma ação a ser tomada. Cobrar do Ministério Público ação para essas pessoas que estão incitando a vilência e assassinatos.
    Não é desabilitar o participante da rede social, é encontra-lo, e a Polícia Federal tem como fazer, e cana nessas pessoas perigosas para a sociedade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.