MP-RO instaura Procedimento Investigatório para acompanhar serviços de educação em Comunidade Quilombola

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé, instaurou Procedimento Investigatório Preliminar para acompanhar a prestação de serviços de educação e atendimento médico na comunidade Quilombola de Santo Antônio.

Ao instaurar o procedimento, a Promotoria de Justiça levou em consideração o teor do relatório do Conselho Tutelar de São Francisco do Guaporé, o qual informa que a escola existente na Comunidade Quilombola de Santo Antônio apresenta condições precárias para atendimento às crianças, além de não possuir ensino de quinta a oitava séries.  Outro problema refere-se à grande carência de medicamentos e atendimentos médicos no local.

Por meio do procedimento, a Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro requisitou do Secretário Municipal de Saúde relatório de visitas de enfermeiros e médicos à Comunidade Quilombola de Santo Antônio e ao Secretário Municipal de Educação requisitou informações de construção de nova escola para atender os moradores da região.

A medida foi baseada no artigo 205 da Constituição Federal, que estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.  No procedimento, a Promotora também ressalta que a saúde é direito fundamental de segunda geração, cabendo ao Estado, por meio de prestações positivas, disponibilizá-las a todos os cidadãos.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=369488

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.