SP – Bispo de Lorena afirma que é legítimo distribuir texto para fiéis

“São fatos amplamente documentados. O PT apoiou amplamente o Plano Nacional de Direitos Humanos, que prevê a descriminalização do aborto.”

O bispo de Lorena, d. Benedito Beni dos Santos, defendeu a distribuição do folheto apreendido pela Polícia Federal na gráfica do Cambuci. Em declaração gravada e distribuída a um grupo de assessores, ele afirma que o material reflete a opinião da Igreja. “O documento é legítimo e não se enquadra nos casos que a CNBB tem falado de textos não autorizados. Não é falso, contém fatos e é a expressão legítima da cidadania democrática”, diz o religioso. A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 18-10-2010.

D. Beni é um dos signatários do texto impresso no folheto e ocupa a vice-presidência da Regional Sul 1, subdivisão da CNBB cujo presidente é d. Nelson Westrupp. bispo de Santo André. Segundo d. Nelson, a impressão dos panfletos apreendidos pela PF não foi autorizada pela Regional Sul 1.

Na gravação entregue a assessores, d. Beni afirma que vai continuar a distribuir o documento “Apelo a todos os brasileiros e brasileiras” nas paróquias de Lorena. Até agora já foram entregues cerca de 10 mil cópias do documento em 31 paróquias da cidade. “Nós, bispos, discutimos o assunto e fizemos uma lista de dez mandamentos para votar bem. O terceiro diz respeito ao aborto e recomenda o voto aos candidatos que respeitam a vida humana”, afirma.

Até o fim

“Não se trata de interesse partidário ou ideológico, mas de defesa da vida”, argumenta o bispo. “Sua divulgação (do folheto) é legítima e as pessoas que o estão divulgando fazem o que nós, bispos, lhes pedimos.” De acordo com ele, o texto continuará a ser distribuído nas missas e paróquias até o fim do segundo turno das eleições: “O material deve ser amplamente divulgado em todas as paróquias.”

O bispo ressalta que o texto reproduzido no folheto relata atitudes do PT em relação ao aborto com base em documentos do próprio partido. “São fatos amplamente documentados. O PT apoiou amplamente o Plano Nacional de Direitos Humanos, que prevê a descriminalização do aborto.”

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=37388

Comments (1)

  1. Penso que o PT governou para as classes menos favorecidas, mais do que qualquer governo anterior. Isto está claro para todos que não fecharem os olhos para o desenvolvimento amplo da economia e para a possibilidade de uma vida mais digna para muitos da população antes discriminada, relegada a segundo plano.
    E se a candidata a presidência da República Dilma Roussef se comprometeu em não descrininalizar o aborto, ela vai trabalhar para que as Leis continuem como estão.
    Então não vejo por que prejudicar toda a população favorecida atualmente, com uma campanha que leve ao retrocesso.
    Afinal, se a vida da maioria dos brasileiros melhorou, isto também é manutenção da vida. E tabalhar para que todos tenham vida em abundância, com dignidade, é dever dos cristãos.
    É claro que têm muitas coisas ainda a serem feitas para a diminuição das diferenças entre as classes sociais. Mas convenhamos, estas já têm diminuído.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.