Salvador, BA: “Cabelaço” contra o racismo hoje na porta do shopping Itaigara

Hoje, às 17 horas,  haverá, em frente ao Shopping Itaigara, uma manifestação contra o racismo e a favor  da estética negra. O movimento é em defesa da jornalista e professora universitária Márcia Guena e do seu filho de 6 anos. O que era para ser uma coisa corriqueira, um corte de cabelo da criança, virou agora uma luta por Justiça da mãe. De acordo com ela, um funcionário do salão que fica no shopping negou-se a cortar o cabelo do menino alegando que o cabelo era difícil de ser desembaraçado e só poderia ser cortado a máquina.

A direção do salão alega que o funcionário não sabia fazer o corte pedido pela mãe. Os detalhes estão numa matéria de hoje do jornal A TARDE escrita por Meire Oliveira. Márcia Guena registrou queixa na Delegacia Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) e segunda-feira vai fazer o mesmo no Ministério Público (MP).

Curioso que, numa cidade com uma maioria expressiva de negros na população um salão instalado em um local de amplo movimento não saiba lidar com cabelos crespos e só ofereça para eles a erradicação, ou seja, cortá-los até onde for possível. Quando é mulher, o tratamento oferecido costuma ser a maléfica química do alisamento que traz queda e outros problemas. Mas um episódio que ajuda a refletir sobre o racismo na mais negra cidade do país.

http://mundoafro.atarde.com.br/

Comments (1)

  1. Desde 1985,fundadora de uma salão voltado para a estética NEGRA,fazendo todos os tipos de penteado afro,inclusive implantes c\cabelos crespo,ate protese p\calvise me especialisei com cabelos étinos,sabendo da carencia do negro,fui fundo em detalhes p/q o trabalho ficasse cada vez mais natural,desenvolvi técnica p/encrespamentos etc……..
    corts c/ desenho,corte black pauk e muito mais.sou uma profissonal realizada pois pude com isso,melhjorar a vida de toda a minha familia,e hj tenho orgulho de dizer q todas da minha familia trabalha c/a estima do cabelo do negro.
    Fui a primeira seminarista e cngressista do SENAC na área do penteado afro,enfatizando nos anos de 1989,1990 tranças e penteados.
    Continuo no mesmo endereço q começei c/ muito orgulho.
    BARBARA CABELEIREIRA
    RUA LIMA E SILVA,138-ESTRADA DA LIBERDADE

    FICANDO A DESPOSIÇÃO PARA MAIORE ESCLARECIMENTO

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.