Rede de Saberes participa de Seminário de Direitos Humanos na UCDB

Por Caroline Maldonado

Realizado entre os dias primeiro e 3 de setembro o “VII Seminário Internacional de Direitos Humanos” contou com a participação de acadêmicos indígenas do Programa Rede de Saberes e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB). O coordenador do Programa Kaiowá Guarani, Prof. Dr. Antônio Brand participou, no dia 2, da mesa-redonda “Direitos Humanos e as Minorias: o respeito à diversidade cultural no passado e na atualidade”, falando sobre a realidade dos povos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul e a sistemática violação dos direitos humanos.

Brand destacou a urgência do diálogo entre governo e os povos indígenas para implementação de políticas públicas para os Guarani, que no MS, têm seus direitos violados. “Os saberes dos índios foram desvalorizados e subalternizados. Não conseguimos romper essa postura de colonizador e por isso avançamos pouco nas políticas públicas. Os casos de violência entre os índios são indicativos do profundo mal estar e tensão entre os Guarani Kaiowá. A solução está na superação dos problemas. O diálogo é condição primeira para se admitir que esse “outro” (o indígena) é um ser capaz”, disse o professor.

No grupo de trabalho “Povos tradicionais, autonomia e direitos humanos” o acadêmico da etnia Terena, do curso de Direito, Luiz Eloy Amado apresentou o artigo “A educação escolar indígena à luz do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: cidadania cultual e direito a diversidade linguística”. O trabalho foi orientado pela coordenadora local do Programa Rede de Saberes, Profª Drª Marta Brostolin. A acadêmica de Design, da etnia Kadwéu, Benilda Vergílio apresentou junto à mestranda Fabíola Luvaro o artigo “Relação entre estruturas expressivas e estruturas sociais no fortalecimento cultural da arte indígena Kadwéu”.

Saiba mais em http://neppi.org/index.php

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.