Parajuru, Ceará: reportagem da televisão nacional austríaca tem agora versão legendada em Português

A reportagem da televisão nacional austríaca, ORF, sobre o esquema de especulação imobiliária em Parajuru tem agora uma versão legendada para o Português, que pode ser vista abaixo. A reportagem inicia-se com o recebimento de uma carta enviada pela famosa atriz alemã Hanna Shygulla à redação ds ORF e revela o esquema de lavagem do dinheiro desviado dos fundos públicos do governo austríaco, no escândalo chamado BUWOG. No centro do BUWOG affaire está Peter Hochegger, primo de Gisela Wisniewski, a principal responsável pelo “projeto social” em Parajuru.


Segundo a ORF, o lobista Peter Hochegger investiu 1,6 milhões de euros na região de Parajuru. O dinheiro da Áustria para um empresa em Chipre, até chegar nas contas de Gisela Wisneiewski no Brasil. Agora sabemos que este grupo tem ligação estreita com o partido de extrema direita de Jorg Haider (morto num misterioso acidente de carro há dois anos na Austria).

A justiça austríaca descobriu a pista de 45 milhões de euros em contas no Liechtenstein, com o nome de Peter Hochegger diversas vezes relacionado. A reportagem confirma que a criação do dito “projeto social” mascara o objetivo maior de um grande projeto de turismo – que implica inclusive a construção ilegal em área de reserva permanente –  e de especulação imobiliária.

Numa das entrevistas exibidas na reportagem fica clara a intenção dos especuladores de transformarem a zona de preservação, hoje administrada pela comunidade, numa área de grandes construções de casas e um lago. Atualmente esta área ajuda na complementação da renda familiar através do cultivo dos viveiros de camarão.

Na reportagem, Gisela explica como comprou os terrenos em Parajuru a 0,50 de euro o m2 e revendeu a 15 euros o m2. Ela diz ainda que em breve o preço poderá chegar a 100 euros o m2. Numa outra parte da entrevista, ela afirma que os jovens de Parajuru, antes da chegada do “projeto social”, não sabiam sequer comer com garfo e faca. Este tipo de declaração é grave, desconsidera e mostra o profundo desrespeito para com a comunidade.

Paralelamente, a população de Parajuru acaba de conquistar uma vitória importante : a escola de Kite-surf, de propriedade de investidores austríacos, foi declarada construção ilegal pelo Ministério Público brasileiro. O MPF abriu processo que pede a demolição da barraca, bem como o pagamento por danos causados ao patrimônio ambiental. Infelizmente, como todo procedimento judicial leva tempo, a barraca continua funcionando normalmente.

Comments (1)

  1. Não entendo, por que o Brasil não deporta de volta à Áustria este Peter Hochegger (onde é procurado), que está lavando os seus milhões de Euros aqui no Brasil em projetos questionáveis, prejorativos ao meio ambiente etc. etc……

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.