Crimes políticos: José Murilo e Marcos Bretas no debate da Biblioteca Nacional

As diversas práticas de torturas, traições, assassinatos, prisões, emboscadas, suicídios e atentados contra os presos políticos ocorridos num passado recente da história do Brasil serão discutidos hoje, às 16h, na Biblioteca Nacional. Será possível acompanhar o debate ao vivo através do twitter da Revista de História.

Os crimes ocorridos durante a ditadura são o foco de discussão do professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Murilo de Carvalho, autor do artigo Estado de Impunidade. Ele vai falar sobre a tradição de violência política no país com ênfase no período do Estado Novo. Já o professor Marcos Luiz Bretas, também da UFRJ, autor do artigo As grades do Marechal de Ferro, vai abordar os atentados ocorridos na época da Primeira República, com destaque nas mortes de Prudente Moraes, Pinheiro Machado e João Pessoa, três dos crimes políticos que mais chamaram atenção no país.

No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Ao final do encontro, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).

http://rhbn.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3200

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.