Fóruns públicos discutem ‘Bem Viver”em países andinos

Karol Assunção

A proposta indígena de Bem Viver será o tema central de Fóruns Públicos que acontecerão durante os meses de agosto e setembro nos países andinos. As discussões se iniciarão hoje (3) à tarde na Colômbia e se encerrarão no próximo mês no Peru. Convocados pela Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI) e pelas organizações nacionais dos países andinos, a intenção dos Fóruns é fortalecer o Bem Viver como alternativa para enfrentar a crise de civilização mundial.

Na Colômbia, as discussões acontecerão hoje, às 16h, no hotel Dann (Avenida 19, 5-72, Bogotá), com o advogado especialista em direitos indígenas, Juvenal Arrieta, e o dirigente indígena Lorenzo Muelas. A ocasião ainda contará com a exposição da aymara boliviana Cecilia Pinedo Soruco e do coordenador geral da CAOI, Miguel Palacín.

Na próxima quinta-feira (5), a população equatoriana também terá a oportunidade de debater as propostas de um novo modelo baseado na harmonia e no respeito com a Mãe Terra. O Fórum ocorrerá ainda na Bolívia, no dia 24 deste mês, e no Peru, em setembro.

De acordo com comunicado da CAOI, a ideia será fortalecer as alternativas indígenas de Bem Viver e dos Direitos da Mãe Terra contribuindo, assim, para o desenvolvimento de políticas públicas interculturais. Para isso, os Fóruns serão precedidos de uma oficina nacional, na qual os participantes traçam uma reflexão sobre as visões dos povos indígenas sobre o Bem Viver e sobre as sugestões de políticas públicas que concretizem essa alternativa, tais como: produção e comércio justo, educação, espiritualidade, autogoverno e justiça indígena, e meio ambiente.

Os Fóruns serão abertos ao público e levarão palestrantes internacionais que discutirão a proposta indígena sistematizada no livro “Bem Viver/Viver Bem. Filosofia, Estratégias e Experiências Regionais Andinas”, publicado pela CAOI a partir de uma pesquisa realizada nos países andinos.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=49898

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.