Amianto: barato e perigoso

Expressão Nacional, da TV Câmara, debate a proibição do amianto no Brasil

O mercado mundial de amianto movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano e o Brasil está entre os cinco maiores produtores. O mineral é muito usado na construção civil, mas para a organização mundial de saúde é cancerígeno. Mais de 50 países já aboliram o seu uso. Um projeto que tramita na Câmara há sete anos prevê a proibição da exploração e uso do amianto, mas isso pode significar o fim de uma cadeia de produção que emprega mais de 170 mil trabalhadores. Para os produtores, já foram tomadas medidas de segurança que não permitem o risco a saúde dos trabalhadores. E você o que acha? Vale a pena investir em produtos que podem causar câncer? Qual o custo para o sistema público de saúde? Quais são as garantias da indústria de que o mineral é inofensivo à saúde de quem trabalha nas minas?

Este é o debate do Expressão Nacional desta semana com  o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB GO); deputado Edson Duarte (PV BA), relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente; a presidente do Instituto Brasileiro de Crisotila, Marina Júlia de Aquino, que defende o uso do mineral e Fernanda Giannasi, engenheira e fundadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto na América Latina.

Participe enviando perguntas para os convidados pelo email [email protected]; pelo 0800 619 619 ou ainda pelo twitter: www.twitter.com/xnacional.

Como sintonizar a TV Câmara

No Distrito Federal, a TV Câmara está no canal 27 (UHF). Em todo o Brasil, a TV Câmara é sintonizada em:
Sky – canal 113;
Via Embratel – canal 122
Telefônica (DTH) – canal 692
E mais 169 operadoras locais de TV a cabo (NET, Oi TV, entre outras)
Em São Paulo a TV Câmara já está em sinal digital, no canal 61.1
Também é possível sintonizar a TV Câmara com antenas parabólicas:
pelo satélite StarOne C2 , banda C, polarização horizontal
digital: freqüência 3.627, FEC ¾
analógico: freqüência 4.090

Comments (1)

  1. esse dp da bahia tem lugar p´ra todos essses desepregados na casa dele? pra banir amianto?esse povo do banimento só lob para os fabricantes da fibra alternativa e mais nada conheço essa raça muito bem.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.