MPF/MS promove audiência pública sobre impacto de empreendimentos hidrelétricos no Pantanal

20/07: MPF/MS promove audiência pública sobre impacto de empreendimentos hidrelétricos no Pantanal

Estão previstos mais de cem projetos de geração de energia na Bacia do Alto Paraguai. Confira o vídeo de divulgação do eventoMPF/MS promove audiência pública sobre impacto de empreendimentos hidrelétricos no Pantanal

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) promove, na próxima terça, 20 de julho, às 14h, audiência pública para debater a influência de empreendimentos hidrelétricos no equilíbrio ecológico do Pantanal. O evento acontece no auditório da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul – Av. Afonso Pena, nº 4444, em Campo Grande – e será aberto ao público.

Serão discutidas medidas judiciais e extrajudiciais necessárias à proteção do meio ambiente do Pantanal. A audiência foi proposta a partir de inquérito civil público que tramita na Procuradoria da República no Município de Corumbá (MS), que colheu informações e estudos científicos sobre o tema.

Os empreendimentos hidrelétricos vão desde grandes usinas até pequenas centrais. Há previsão para a instalação de uma centena desses projetos no Pantanal, região considerada Patrimônio Natural da Humanidade. O primeiro alerta sobre o impacto dos empreendimentos surgiu durante a Conferência Internacional de Áreas Úmidas, realizada em Cuiabá (MT), em agosto de 2008.

Na Bacia do Alto Paraguai, há previsão para instalação de mais de 100 empreendimentos voltados à geração de energia elétrica. Os estudos de impacto ambiental que têm sido realizados só medem os efeitos individuais de cada empreendimento, não levando em consideração a influência de todos eles sobre o frágil ecossistema da região.

http://www.ecodebate.com.br/2010/07/19/2007-mpfms-promove-audiencia-publica-sobre-impacto-de-empreendimentos-hidreletricos-no-pantanal/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.