A Baía de Sepetiba pede Socorro!

CSA E ODEBRECHT DESTROEM O MEIO-AMBIENTE, A VIDA E A SAÚDE!

A siderúrgica CSA (em parceria com a nossa Vale verde e amarela) veio para o Brasil porque na Alemanha já não se permite construir siderúrgicas poluentes, e porque aqui ela obteve financiamento público (uso do  nosso dinheiro) e isenção de impostos.

A obra da CSA, assim como suas obras de atenuação e compensação (que vem sendo executadas pela Odebrecht) invadiram áreas de preservação ambiental e estão destruindo o manguezal de Sepetiba (com seus pássaros, carangueijos e sua vegetação). Tais obras de atenuação e compensação escondem um mal muito maior que está por vir.

As dragagens revolveram o fundo da Baía, fazendo circular os metais pesados que estavam sedimentados. A água da Baía voltou a ser poluída, causando a mortandade dos peixes, botos e crustáceos. Isso está levando ao assoreamento (perda da água) da Baía, como na praia de Sepetiba! A Odebrecht está exacerbando tais efeitos.

A CSA vai aumentar em 76% a emissão de gases tóxicos na cidade do Rio de Janeiro  ocasionando várias doenças e casos de aborto. Isso também aumenta o aquecimento global e contribui para  as mudanças climáticas.

A construção da ponte da CSA levou a uma área de exclusão de pesca de aprox. 20 km², impedindo o direito de ir e vir dos pescadores em busca de seu sustento.

A promessa do emprego não foi cumprida! A CSA contratou trabalhadores de fora do Rio e do Brasil para a obra. Se você conhece pessoas que trabalham dentro do canteiro, saberá como são terríveis as condições de trabalho, acidentes, até mutilações!

A CSA recebeu R$ 1,48 bilhão do banco BNDES, este dinheiro público pertence aos cidadãos e cidadãs trabalhadores, e deveria servir para educação, saúde, moradia e transporte. Você foi consultado quanto ao uso deste dinheiro e se concorda com estes projetos da CSA e da Odebrecht?

A Odebrecht foi impedida de trabalhar em vários países da Europa, e por último no Equador, por crime ambiental. Quem será favorecido por estes projetos da CSA e da Odebrecht, se o aço e o lucro vão para Alemanha e Estados Unidos? Priorizamos vidas ou lucro?

Exigimos que a CSA e a Vale  indenizem as famílias de pescadores que já não podem exercer seu trabalho e os moradores do conjunto São Fernando que têm suas casas inundadas frequentemente pelas obras mal feitas da CSA!

Na Alemanha, a CSA é obrigada a colocar filtros que reduzem a fumaça poluente das suas siderúrgicas. Exigimos que as mesmas medidas de redução da poluição sejam adotadas no Brasil. Não queremos respirar a fumaça tóxica da CSA!
Queremos saúde,  nosso meio-ambiente limpo, trabalho digno e nossos diretos humanos respeitados!!

NÃO PODEMOS SER TRATADOS COMO  MERCADORIA!!

Comments (1)

  1. Concordo plenamente com tudo que foi escrito acima, pena que nossos governantes só visam o bem estár deles próprios e a ganancia por dinheiro ,faz com que eles pouco se importe com o ser humano e o meio ambiente. Tambem o que esperar de um ministro do meio ambiente que está mais afim que liberem a maconha do que punir quem comete crime ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.