À véspera da Copa 2010, campanha segue alertando para o tráfico de pessoas

Tatiana Félix *

Adital – A Copa do Mundo de Futebol é um evento que agita e mobiliza organizadores, jogadores e milhões de torcedores pelo mundo, já que, em todos os continentes, o futebol é um esporte que atrai muitos simpatizantes. Neste ano, a animação não é diferente. Com o início do torneio marcado para amanhã (11), intensifica a emoção da torcida, assim como a preocupação daqueles que enfrentam o crime organizado e sabem que ocasiões como essa são propícias para a atuação de criminosos. E é para alertar a população que a Rede Internacional Gênero e Solidariedade (RIGyS), da Congregação Religiosa das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, presente em diversos países, iniciou há cerca de dois meses a Campanha “Entre no Jogo Limpo”.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para a existência de um problema sério e gritante, como o tráfico de pessoas, sobretudo de mulheres, para fins de exploração sexual, que acontece em paralelo à grande movimentação de pessoas presentes em eventos esportivos mundiais como a Copa do Mundo.

A irmã oblata Roseli do Prado, enfatizou que, embora existam outras campanhas, a iniciativa é sempre válida para alertar as pessoas sobre os perigos do crime organizado e as artimanhas do tráfico de pessoas. Segundo ela,  embora essa rede de religiosas esteja presentes em 15 países, a campanha ultrapassou fronteiras e mobilizou mais de 20 países que aderiram à causa.

“Creio que não dá ainda para medir se a campanha conscientizou ou não a população, mas, nós alertamos. Nós saimos satisfeitas porque fizemos nosso trabalho de alerta. No Brasil a participação foi bem satisfatória”, avaliou.

Em virtude de territórios como Guatemala e Angola terem maior dificuldade no acesso à internet, e por isso, não terem conseguido muitas assinaturas eletrônicas, a Rede decidiu também coletar assinaturas manuais e prorrogar o envio do abaixo assinado para os dirigentes da Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA).

A entrega das assinaturas da campanha Entre no jogo Limpo, contra o tráfico de pessoas durante a Copa, estava agendada, inicialmente, para o dia 25 de maio. A previsão é que as irmãs oblatas enviem o resultado da campanha para a FIFA, após a primeira semana do início da Copa.

Enquanto isso, quem quiser aderir à campanha e somar esforços no combate ao tráfico de seres humanos pode assinar o abaixo assinado eletrônico pelo link da Rede Internacional de Gênero e Solidariedade (RIGyS): http://www.rigys.org/por_campa.html.

“ENTRE NO JOGO LIMPO” – Campanha contra o tráfico de pessoas e a prostituição forçada durante a Copa FIFA Mundial de Futebol, África do Sul 2010. Participe! Mais informações pelo site: www.oblatas.org.br.

Tráfico de Pessoas

O tráfico de seres humanos é um crime transnacional que obtém lucros exorbitantes através da exploração de pessoas, em condições degradantes e análogas à escravidão. A maioria das vítimas são mulheres, crianças e adolescentes, geralmente, em situação de vulnerabilidade social. Os aliciadores agem captando vítimas com falsas promessas de trabalho, quase sempre no exterior. Depois de captadas, as pessoas traficadas recebem constantes ameaças e se vêem prisioneiras dos traficantes que ficam com seus documentos, impedindo que elas exerçam sua liberdade. O tráfico de pessoas está entre os três crimes mais lucrativos do mundo.

* Jornalista da Adital

http://www.adital.com.br/hotsite_trafico/noticia.asp?lang=PT&cod=48468

Comments (2)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.