2° Congresso Internacional da Religião e Cultura Yorubá

Esta edição do Congresso Internacional da Religião e Cultura Yoruba será um espaço de reflexão e discussões sobre a religião e cultura yoruba e suas contribuições para a cultura brasileira. Apesar de muitas vezes não percebermos, o retorno à mãe-terra, é feito por todos nós de várias maneiras.

Os escravos que aqui chegaram contribuíram na formação da sociedade brasileira e, vice-versa, muitos escravos libertados retornaram aos seus países na costa ocidental africana, desempenharam importante papel na reformulação da cultura daquelas sociedades, influenciando a economia e política locais. Estes escravos até hoje possuem familiares desconhecidos no território brasileiro.

O foco principal desse congresso é a aproximação e resgate culturais desses elos, separados apenas pelo oceano. Foram estes escravos que trouxeram para o Brasil a religião e a cultura yoruba. Nesta edição do Congresso Yoruba buscamos promover informação e debate com comunidades de terreiros de candomblé e religiões de matrizes africanas, acadêmicos, estudiosos, professores, militantes do movimento social negro e o público em geral, permitindo a troca de conhecimentos como uma das formas de combate ao racismo, preconceito e a transmissão de informações corretas, permitindo a mudança de comportamento e conhecimento da cultura yorubá e afro-brasileira.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Esta edição do Congresso da Religião e Cultura Yoruba: o retorno a mãe-terra acontecerá entre dia 22 julho a 25 de julho 2010.

INSCRIÇÕES
A inscrição para o 2º Congresso da Religião e Cultura Yoruba: o retorno a terra-mãe é online. Clique aqui para realizar a sua inscrição. Inscrições gratuitas. As vagas são limitadas.

http://religiaoafro.ning.com/profiles/blog/show?id=2524669:BlogPost:27133&xgs=1&xg_source=msg_share_post

Comments (2)

  1. Bom ida, Adriana! Uma dúvida: seu convite se refere aos leitores do Blog em geral, ou a integrantes do GT Combate ao Racismo Ambiental?

  2. Bom dia! Venho acompanhao os trabalhos realizados em BH, também estou trabalhando em um projeto, que visa formar agentes multiplicadores da cultura afro; Gostaria de saber se posso convidar algum dos integrantes para vir ao RJ, na UERJ, para participar de um de nossos encontros. Gostaria de poder partilhar com vocês o conhecimento da cultura yorubá. Desde já meus agradecimentos. Adriana Moreira

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.