Ceará – Audiência chama atenção para o uso inadequado de agrotóxicos

A Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa discutiu nesta quinta-feira (20/05) os efeitos do uso inadequado de agrotóxicos para a população. A deputada Rachel Marques (PT), que solicitou o debate, disse que o objetivo é alertar as autoridades governamentais para o problema e suas conseqüências. “Temos que cobrar dos órgãos fiscalizadores que cumpram seu papel, para que a vida das comunidades não corra mais risco”, explicou.

A deputada destacou a situação da Chapada do Apodi, cuja população, segundo ela, tem enfrentado problemas graves devido à ingestão de agrotóxicos. Rachel explicou que os produtos são aplicados nas regiões dedicadas à monocultura por meio de pulverização aérea, e o caso vem sendo denunciado por movimentos sociais, universidades e institutos de pesquisa.

A professora do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raquel Maria Rigotto, informou que, em 2008, o Brasil foi campeão no uso de agrotóxicos. “Existem atualmente 470 ingredientes ativos registrados, distribuídos em 1.079 produtos comercializados livremente para a população”, completou.

Raquel Rigotto pontuou alguns dos principais problemas das regiões onde os agricultores e a população sofre com consumo inadvertido de agrotóxicos, a exemplo da Chapada do Apodi. Segundo ela, há uma frágil presença do Estado no controle, prevenção e fiscalização destes produtos. “O baixo nível de informação dos agricultores e da população acerca do tema, assim como os poucos mecanismos atuantes em busca de soluções também são comuns nessas regiões”, destacou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Sabóia, disse reconhecer o trabalho dos agricultores e seu empenho em fazer seu o trabalho corretamente. “A Federação se compromete em executar ações que reduzam os efeitos danosos causados pela má administração dos tóxicos”, informou ele, destacando que a Federação vai trabalhar principalmente na capacitação dos agricultores, para que estes saibam usar os venenos e o maquinário de maneira adequada.

Também participaram do debate os deputados Neto Nunes (PMDB), presidente da Comissão; Hermínio Resende (PSL); o vereador João Alfredo (PSOL-CE); representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará; da Via Campesina e da Câmara Setorial de Fruticultura.

http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=14831

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.