Nona edição da Jornada de Agroecologia inicia nesta quarta-feira

[Terra de Direitos] – De amanhã (19) até sábado (22), a cidade de Francisco Beltrão receberá a 9ª Jornada de Agroecologia, um evento realizado por mais de 20 entidades, entre elas a Via Campesina, o Fórum Regional de Entidades da Agricultura Familiar e Rede Ecovida. A Jornada é um espaço de debate, reflexão e troca de saberes, entre todos os envolvidos com o tema, desde agricultores, sem terras, acampados, camponeses, comunidades tradicionais, estudantes, pesquisadores, técnicos etc.

Este ano a Jornada irá abordar de maneira mais aprofundada a inserção de novas tecnologias no campo pelos interesses do agronegócio e das transnacionais e o decorrente aumento do uso de agrotóxicos. Cerca de 90 % da soja da região é transgênica e recentes pesquisas apontam a contaminação genética pelo milho transgênico como fato dado no Paraná (leia mais, clique aqui).

A expectativa dos organizadores é que participem desta edição da Jornada cerca de 3 mil pessoas, com representações de agricultores do sul do país e de uma delegação da América Latina. Entre os palestrantes, já estão confirmados Plínio de Arruda Sampaio (ABRA), João Pedro Stedile e Ademar Bogo, que irão falar sobre modelo de agricultura e soberania alimentar. Haverá debates ainda sobre agrotóxicos e contaminação de alimentos, com Letícia Silva, da Anvisa, direito dos agricultores, soberania energética, crédito para agricultura familiar, entre outros temas.

Além dos debates, a Jornada contempla atos públicos, como a marcha de abertura e mais de 40 oficinas relacionadas com o tema, organizadas pelos próprios participantes. Durante todo o evento acontecerá feira de produtos agroecológicos, troca de sementes e um túnel do tempo sobre o desenvolvimento da agricultura.

Programação completa em www.jornadaagroecologia.blogspot.com

Mais informações: (46) 3524-1314/ (41) 9807-8324 (Riquieli)/ (45) 9932-1643 (Geani)

Direito dos Agricultores, Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar

Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, se aprovados, irão produzir grande impacto na agricultura, especialmente na agricultura familiar e na liberdade de escolha de produtores e consumidores. Representarão uma derrota aos direitos historicamente conquistados. Essas iniciativas de lei, que serão aqui abordadas, em síntese, têm como objetivo principal ampliar a concentração e a transnacionalização do mercado de sementes, através do aprofundamento dos mecanismos de apropriação privada sobre formas de vida, como as sementes.

Leia o boletim produzido pela Terra de Direitos, com o apoio do PDA/MMA, em parceria com o GT Biodiversidade ANA, Campanha Terminar Terminator, Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, Centro Ecológico e Grupo ETC.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.