Abril demite editor que criticou matéria da revista Veja no Twitter

Felipe Milanez
Repórter-fotográfico Felipe Milanez
A National Geographic Brasil, da Editora Abril, demitiu no final desta terça-feira (11), o editor-assistente Felipe Milanez pelas críticas que fez no Twitter dele à revista Veja, da Abril, por causa da reportagem “A farra da antropologia oportunista”, que trata de delimitação de reservas indígenas e quilombos no país.

– A decisão me foi comunicada pelo redator-chefe Matthew Shirts. Ela veio lá de cima e ainda estou zonzo porque não imaginava que minha opinião fosse resultar nisso – disse Milanez.

Bastante conhecedor da Amazônia, especialmente das tribos indígenas, o repórter-fotográfico estava com viagem marcada para o Amazonas na quinta-feira (13). Ele iria percorrer durante 15 dias a BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Vellho (RO), acompanhando uma equipe da Embratel que dá suporte às torres de telefonia.

Ele usou o Twiter para avisar aos seus seguidores sobre a demissão:

– To destruido, muito chateado. Acabo de ser demitido por causa dessa infeliz conta de Twitter. Sonhos e projetos desmancharam no ar virtual

Milanez havia se manifestado no Twitter a respeito da nota do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, citado por Veja na reportagem, mas que nega ter dado entrevista para a revista.

– Eduardo Viveiros de Castro achou um bom adjetivo pra definir a matéria da Veja: “repugnante” – escreveu.
Milanez acrescentou mais adiante:

– Veja é abusada. Assim E. Viveiros de Castro corre o risco de nunca mais ser citado na revista(!), como JonLee Anderson.

Além de ter reproduzido tweets em que o antropólogo acusa Veja de “fabricar” declaração, Milanez também chegou a citar os microblogs dos repórteres Leonardo Coutinho, Igor Paulin e Júlia de Medeiros, autores da reportagem, como exemplos “anti-indígenas” para quem quisesse segui-los.

– Não sei ainda o que vou fazer da vida. Não estou arrependido porque nunca imaginei que minha opinião pudesse causar uma reação tão drástica. Talvez eu tenha sido ingênuo, mas quem defende índio tem que estar com a cabeça preparada para levar paulada – afirmou Milanez.

Foto: Altino Machado/Terra Magazine

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2010/05/11/abril-demite-editor-que-criticou-materia-da-revista-veja-no-twitter/

Comments (2)

  1. vc esta se apoiando em “defender indios”, pq vc não vem para nossa cidade Restinga Seca, e ver o que fizeram com o quilombola de São Miguel, um local que historiadores da cidade negam em algum dia ter sido quilonbola, aquilo é um aproveitamento do dinheiro publico…. para fiz vc sabe o que fizeram com as verbas que mandaram… vem ak comferir que vc vai ver ande o dia publico esta indo, pelo ralo, e desapropriando terras de pequenos produtores…. analize a situação e perceba o grande equivoco que vc cometeu e a pura realiade da materia da VEJA….
    Talvez as aldeias que vc conhece mereça realmente apoio, mas o que esta acontecendo ak nesta cidade é revoltante.
    E mais eu inclusive havia mandado um email para a revista veja pedidndo essa reportagem, so acho uma pena eles não terem ido mais a fundo, e buscado a fiscalização das contas… onde os quilombolas entitulados assim receberam ate material de construção e venderam tudo, receberam verba para um frigorifico ou coisa e cade… nada e pergunta do dinheiro … não sei.

  2. Olhe eu estou muito preocupado com a ditadura dos meios de comunicação brasileiro. Temos que fazer alguma coisa e Milanez não pode ser abandonado…temos que fazer tudo para emprega-lo…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.