De 25 a 30 de novembro de 2012, será realizado no Centro de Formação Vicente Cañas, Luziânia – GO, o II Seminário Nacional de Juventude Indígena, os organizadores do evento tem a expectativa de receber mais de 100 jovens, adolescentes e lideres indígenas de todas as regiões do país. Com o objetivo de incentivar o protagonismo político, cultural e social dos jovens e adolescentes indígenas, fortalecendo assim a identidade étnica de cada um.
Os temas desse Seminário serão abordados, seguindo a atual situação política e social, em que se encontram os povos indígenas na atualidade, serão realizadas mesas temáticas sobre Saberes Tradicionais e Desafios Atuais, Histórico Sobre o Movimento Indígena, Território e Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, Educação Indígena, Prevenção Contra Drogas e Álcool na Juventude Indígena.
Na abertura do Seminário, que está prevista pra o dia 26 no auditório da UNB em Brasília, o grande líder indígena Raoni Caiapó, será homenageado pelos organizadores, parceiros e participantes do evento, pois Raoni é uma pessoa ilustre para o movimento social indígena, e que em sua trajetória de vida, lutou e luta pela regularização dos territórios indígenas, pela preservação da cultura, meio ambiente, pelo crescimento sustentável e social dos povos e o mais importante, fortaleceu a resistência dos povos indígenas do Brasil.
Esse Seminário fui idealizado e será realizado, pela Comissão Nacional da Juventude Indígena, e só através da garra e da força desses jovens da comissão que puderam contar com a correalização de parceiros fortes como o Ministério da Cultura, FUNAI, UNICEF, IDAC, APIB, CIMI, Secretaria Nacional da Juventude, GIZ, Ministério da Justiça, Secretaria Geral da Presidência da Republica, Secretaria da Cidadania e da Desigualdade Racial, Cooperação República Federativa do Brasil e República Federal da Alemanha.
Informações sobre o evento serão atualizadas diariamente, através de sites e rede sociais como Face Book, site da APOINME, MINC, FUNAI entre outros parceiros, o seminário será transmitido em stream ao vivo, através do link: http://www.ustream.tv/channel/ii-semin%C3%A1rio-nacional-da-juventude-ind%C3%ADgena.
II Seminário Nacional da Juventude Indígena, lutando pela preservação cultural, protagonismo juvenil, fortalecimento da resistência e desenvolvimento dos povos indígenas dessa terra chamada Brasil.
–
http://apoinme.org.br/2012/11/ii-seminario-nacional-da-juventude-indigena/
Enviada por Ro’otsitsina.
No final da matéria tem o nome das instituições que podem dar mais informações, Thaynã, começando pela APOINME…
Que coisa boa esse seminário, é possivel outas pessoas participarem?, se sim como faz?
Segundo a matéria, o Seminário será aberto na Universidade de Brasília e depois terá continuidade no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia. Embora geograficamente em Goiás, Luziânia fica bem perto, funcionando quase como uma cidade satélite de Brasília. E o Centro é bastante usado para esse tipo de atividades.
Que auditório da UnB?
O evento será em brasília ou em luziânia?
Algum site disponibiliza essas informações de forma mais clara?