Brejo dos Crioulos: PF faz operação em área de conflito entre quilombolas e fazendeiros no Norte de MG

Patrícia Scofield

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira, oito mandados de busca e apreensão nos municípios de São João da Ponte, Varzelândia e Verdelândia, no Norte de Minas, após a denúncia de que pistoleiros estariam agindo na região a mando de latifundiários. Trata-se da Operação Brejo dos Crioulos, realizada em parceria com a Polícia Militar do estado na comunidade quilombola de mesmo nome, para encontrar armas e munições.

Segundo a PF, desde setembro de 2011, quando o decreto da presidente Dilma Rousseff reconheceu o quilombo, acentuaram-se os conflitos entre fazendeiros e os descendentes de escravos, especialmente com o início da desapropriação de terrenos já ocupados pelo pecuaristas.

As pessoas que forem pegas hoje com armamentos, durante a operação, vão responder pelos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, além de formação de quadrilha. Se condenados, poderão ficar presos por até sete anos. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Montes Claros.

A comunidade Brejo dos Crioulos já foi alvo de outras operações da PF, em 2007 e 2009. A situação é acompanhada pelo Programa de Proteção de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A previsão da Delegacia da PF em Montes Clros é que haja coletiva para a imprensa na tarde desta quinta.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/02/16/interna_politica,278367/pf-realiza-operacao-no-norte-de-minas-em-area-de-conflito-entre-quilombolas-e-fazendeiros.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.