CSN e Votorantim Cimentos são autuadas por crime ambiental no Rio

Lucas Vettorazzo

Cinco pessoas foram presas em flagrante e quatro empresas – CSN, Votorantim Cimentos, BR Metais e Companhia Fluminense de Refrigerantes – foram autuadas nesta quarta-feira por crime ambiental no Estado do Rio de Janeiro. As companhias foram autuadas por armazenar um total de 540 mil toneladas de lixo industrial de maneira irregular. Os locais de descarte estavam a céu aberto e a menos de meio quilômetro do leito do rio Paraíba do Sul, a principal fonte de abastecimento de água do Estado. Segundo as autoridades, há risco iminente de contaminação do rio.

Dentre os presos, estão gerentes e surpervisores de algumas das empresas envolvidas.

As multas ainda não foram definidas, mas o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que as sanções não deverão ultrapassarão R$ 2 milhões cada. As autoridades deram um prazo de 15 dias para que as empresas apresentem um plano detalhado para o destino desses rejeitos. Os custos de transporte e armazenagem dos resíduos ficará a cargo das próprias empresas.

O flagrante foi feito durante uma operação do Gabinete de Gestão Integrada do Estado do Rio de Janeiro (GGIE/RJ), grupo de trabalho que reúne representantes da secretaria Estadual do Ambiente e as polícias Federal, Civil e Militar.

Outro lado

A BR Metals negou que deposite resíduos industriais irregularmente a céu aberto. Segundo a assessoria jurídica da companhia, ontem o Inea fez uma fiscalização de rotina.

A Votorantim Cimentos, por sua vez, informou que analisará a auto do Inea mas reforçou que possui todas as todas as licenças necessárias dos órgãos competentes para o seu funcionamento.

A CSN informou que realizou apenas uma obra civil de terraplenagem no terreno ao lado da fábrica da Companhia Fluminense de Refrigerantes (CFR) – empresa engarrafadora da Coca-Cola no Estado -, com licenciamento e conhecimento dos poderes públicos municipal e estadual, posição corroborada pela CFR, que negou ter sido fiscalizada ou mesmo autuada pelo Inea.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1049381-csn-e-votorantim-cimentos-sao-autuadas-por-crime-ambiental-no-rio.shtml

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.