Já está à venda a nova Agenda MST 2012. Leia trecho da apresentação:
… “O modelo do agronegócio promove ainda mais a concentração fundiária, uma das mais elevadas do planeta. Apenas 0,8% dos proprietários rurais ocupam 31,6% das terras agricultáveis. Já os proprietários rurais com áreas inferiores a 200 hectares representam 91,9% do total e possuem apenas 29,2% das terras.
Assim, cada vez mais necessitamos de uma reforma agrária no país, que atenda os interesses dos pequenos e médios proprietários rurais, das famílias de sem-terras e do povo brasileiro. É urgente a adoção de um modelo de agricultura que implemente a democratização do acesso às terras agrícolas; que promova a educação pública, gratuita e de qualidade no meio rural; e que incentive uma matriz produtiva baseada na policultura, na agroecologia, nas pequenas e médias propriedades rurais, na preservação ambiental e associada à pequenas unidades de agroindústrias localizadas nas áreas rurais.
Queremos que o povo ajude a decidir se destinaremos as imensas e férteis terras para atender aos interesses do mercado externo – prática iniciada com a extração do pau-brasil pelos portugueses em 1500 – ou se prioritariamente queremos produzir alimentos saudáveis, garantir a preservação ambiental e assegurar condições de vida e sociabilidade às populações que vivem no campo.
Queremos que o povo brasileiro ajude a decidir o modelo de agricultura que teremos em nosso país. Esperamos que essa nossa Agenda MST 2012 sirva de instrumento para esse debate e de promoção das bandeiras da Reforma Agrária e da soberania alimentar”.
Para adquirí-la entre em contato com o email: [email protected]
Valor: R$ 15,00
http://www.mst.org.br/Adquira-j%C3%A1-a-Agenda-do-MST-2012