Advogado agredido durante protesto acusa PMs de racismo

Por Jéssica Monteiro e Rômulo Maia*

A Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí oficializou nesta quarta-feira (04) o pedido de afastamento dos policiais militares envolvidos na agressão ao advogado Enzo Samuel Alencar Silva. O documento foi entregue ao coronel Rubens Pereira, comandante da PM, pelo presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno.

Enzo Samuel foi detido ontem (03), durante manifestação contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. Advogado do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), ele acompanhava a manifestação quando foi dominado por PMs e preso no bagageiro de uma viatura do Grupamento Ronda Cidadão. Sangrando e com falta de ar, Enzo chegou a passar mal.

Para o presidente da Ordem, as imagens veiculadas na imprensa provam que a manifestação realizada na Avenida Frei Serafim era pacífica. Sigifroi Moreno considera que a força utilizada pela tropa de choque da PM foi desmedida e que ficou claro o despreparo dos policiais.

Durante o encontro com o coronel Rubens Pereira, a OAB solicitou também que a ação da PM seja investigada. O comandante garantiu que a denúncia será encaminhada para a Corregedoria, mas que a apuração dos fatos partirá do pressuposto que os policiais estavam na rua cumprindo seu dever, que é manter a ordem.

Racismo
O advogado Enzo Samuel participou da reunião. Ele defende punição geral à tropa da PM que atuou na repressão à manifestação contra o aumento da passagem. Ao avaliar tudo o que aconteceu ontem, Enzo considera que foi vítima de preconceito e racismo.

“Ao ser levado para a viatura, um policial disse pra mim: ‘Negão, o pau vai cantar pra ti’”, relata. Além disso, ele avalia que o fato de estar de bermuda impediu que a polícia acreditasse que ele estava no protesto exercendo funções de advogado. “As pessoas costumam associar a imagem do advogado a uma pessoa vestida formalmente, de terno e gravata.”

*Foto: Thiago Amaral

http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/235264_advogado_agredido_durante_protesto_acusa_pms_de_racismo.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.