O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo –FEJUNES- vem mais uma vez manifestar sua preocupação com os altos índices de homicídios ocorridos no estado. Números revelam que já chegamos à marca de mil assassinatos este ano, sendo que mais uma vez às vítimas preferenciais são jovens e negros.
Reafirmamos à necessidade do Governo Estadual adotar políticas especificas para esses segmentos historicamente excluídos. Não dá mais para negar o abandono do Estado na implementação de políticas sociais que sejam capazes de reverter este quadro.
Sendo assim, o governo precisa perceber que apenas o investimento nos aparatos policiais não será suficiente para mudar essa situação. Precisamos criar e potencializar instrumentos que possibilitem o surgimento de uma cultura de paz, pautada na prevalência dos direitos humanos, sobretudo dos mais necessitados.
Por isso, reivindicamos, mas uma vez, a implementação das Leis Estaduais 7.723/04 e 8.594/07 que, respectivamente, institui as políticas de promoção da igualdade racial e as políticas públicas de juventude. Elas serão passos importantes para garantirmos direitos a esses segmentos e consequentemente combatermos esse estado de violência.
Chega de violência e extermínio de jovens!
Vitória/ES, 28 de julho de 2011.
Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=58792