MST participa de protesto pela redução da jornada em Brasília

O MST participa do ato em defesa da Agenda Unitária da Classe Trabalhadora, que será realizada por centrais sindicais e movimentos sociais nesta quarta-feira, em Brasília.

A concentração acontece às 14 horas em frente à Catedral, em Brasília (DF). As centrais que organizam o ato são CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT.

Os participantes seguirão em passeata até o Congresso Nacional onde irão falar com as lideranças partidárias sobre as reivindicações que compõe a Agenda Unitária da Classe Trabalhadora. Milhares de sindicalistas e trabalhadores de todas as regiões do País devem participar do ato na capital federal.

O ponto principal da mobilização e a campanha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas e ganho real nos salários. Além disso, o ato cobra medidas concretos do governo para a realização da Reforma Agrária.

“Os trabalhadores ganharão com o atendimento de suas reivindicações, mas a sociedade toda será beneficiada, porque novos empregos serão criados, as pessoas poderão se aposentar com dignidade e as medidas contribuirão para que o desenvolvimento do País ocorra de forma mais justa”, disse João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

Os itens da Agenda Unitária da Classe Trabalhadora são:

– jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salários;

– fim do fator previdenciário;

– regulamentação da Convenção 151 (negociação coletiva no setor
público) e a ratificação da Convenção 158 (contra a demissão imotivada);

– mudança na política econômica governo (redução dos juros, novo projeto de desenvolvimento, mais e melhores empregos, salário igual para trabalho);

– garantia de aplicação de 10% do Orçamento da União em Educação; e

– reforma agrária e reforma urbana do solo, contra as discriminações e contra a precarização das relações de trabalho por meio de terceirizações.

 

 

http://www.mst.org.br/node/12108

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.