Cine Kurumin vai exibir a céu aberto cerca de 30 filmes até o dia 21 do mês. Produções tem temática indígena e destaca obras como ‘As Hipermulheres’
Do G1 BA
O Cine Kurumin, em sua quarta edição, apresenta filmes na aldeia Kiriri de Mirandela, que fica na cidade de Ribeira do Pombal, a 300 km de Salvador, entre os dias 12 e 21 de março. Serão 30 produções exibidas a céu aberto, entre curtas, médias e longas-metragens. O projeto recebe patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, por meio do edital de Culturas Identitárias, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult).
Um dos filmes da mostra, que tem temática indígena e destaca obras premiadas, é o filme “As Hipermulheres”, do cineasta Takumã Kuikuro. Entre os demais autores, há cineastas de etnias como Kuikuro, Tupinambá, Maxacali, Ikpeng Guarani, Xacriabá, Xavante, Fulni-o e Ashaninka. Além da exibição, será aberta uma roda de bate-papo.
Entre as outras produções, há filmes da “Coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças”, além de mostra especial de animações com temáticas, a “Mostra Minha Aldeia Animada”, com cinco curtas. Além disso, os indígenas Kiriri também vão criar vídeos em processo colaborativo sob orientação do pesquisador e realizador Bernard Belisário.
–
Foto: Mostra de cinema indígena na Bahia (Divulgação)